Para celebrar a Campanha ‘Janeiro Branco, e Janeiro Roxo’, a Prefeitura de Vera Mendes – pi, por meio das Secretaria Municipais de Saúde e Assistência Social, tem promovido diversas ações voltadas para a saúde mental e hanseníase. Seguindo a programação, foi realizado manhã desta quinta-feira, 28, na Unidade Básica de Saúde Carlos Hermógenes, um encontro para reforçar os temas.
A cores das campanhas são escolhidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, branco por representar “uma folha em branco”, um novo ano, momento quando as pessoas mudam hábitos e repensam suas atitudes, e roxo voltada a campanhas educativas sobre hanseníase no país.
Durante a roda de conversas realizada na unidade hospitalar municipal, a Psicóloga da Assistência Social, Dra. Alla Nanni, a Enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Dra. Marília, e o Médico do município, Dr. Leonardo, palestraram sobre saúde mental, isolamento social neste momento de pandemia, e hanseníase, uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae).
Por meio de palestras, rodas de conversas e atividades lúdicas, durante toda a semana a Secretária de Assistência Social Domingas Edna, juntamente com os profissionais do CRAS também desenvolveram iniciativas sobre as campanhas, reforçando e ajudando nas atividades voltadas a saúde mental hanseníase. Participaram da ação a Secretária de Saúde Andréia, e a Secretária de Assistência Social Domingas.
Este ano, a campanha municipal do Janeiro Branco teve como tema, ‘‘Todo Cuidado Conta’’, se tratando da qualidade de vidas das pessoas e de vidas. Para o Janeiro Roxo além da campanha de conscientização, estão sendo discutidas metas e traçadas ações a respeito do combate à Hanseníase.
Fotos;