Prefeitura de Vera Mendes adota novas medidas para conter avanço da COVID-19; veja o Decreto

Em consideração a situação de Emergência e Calamidade Pública no Município de Vera Mendes – PI decorrente da pandemia da Covid-19, o Decreto do Estado do Piauí nº 19.445, de 26 de janeiro de 2021, e a situação epidemiológica do município que conta com casos de pessoas infectadas pelo vírus, o Prefeito Carlos José, o Dr. Carlim decretou a suspensão de festas, shows e eventos similares comemorativos do carnaval promovidos e fomentados pelo poder público municipal ou pela iniciativa privada.

O objetivo é barrar o crescimento do número de casos da Covid-19 no município. De acordo com o documento, fica determinado a suspensão, em todo a cidade, da realização de festas ou eventos comemorativos do Carnaval, incluindo prévias carnavalescas e similares, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por entes públicos ou pela iniciativa privada. Fica estabelecido também que o poder público não poderá financiar ou apoiar eventos carnavalescos no período de vigência das restrições impostas pelo decreto.

O Decreto suspende as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso. Conforme a declaração, Bares da zona urbana e rural, poderão funcionar das 7h até às 22h, de segunda a sexta-feira, não podendo funcionar no final de semana, ficando vedada à utilização de som ambiente, seja através de música ao vivo, som mecânico ou instrumental.

Fica definido que os estabelecimentos não essenciais tais como: lojas de roupas, calçados, artigos de armarinhos, móveis, óticas, casas de peças, salões de beleza, papelaria, dentre outras, voltarão as suas atividades de segunda a sexta-feira no horário de 7h às 18h e nos finais de semana de 7h às 12h. As atividades essenciais como, comércios, mercados, supermercados, açougues e frutarias continuarão com abertura às 7h e fechamento às 18h, todos os dias da semana, exceto farmácias, drogarias, restaurantes e lanchonetes que poderão funcionar até 22h.

A realização de Missas, Cultos religiosos, terão que cumprir as determinações da Organização Mundial de Saúde, mantendo o distanciamento e obedecendo as normas exigidas em lei. A permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças e outros, fica condicionada a estrita obediência dos protocolos sanitários das Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual, e o uso de máscara de proteção continua obrigatório.

Em caso de descumprimento dos dispostos nos artigos deste decreto, ficarão todos sujeitos a aplicação de multa. Os valores auferidos em decorrência de multa serão revertidos as políticas públicas e enfrentamento a COVID-19 e serão depositadas na conta movimento, deste município, Agência 3350-2, CC 103573-8, Banco do Brasil, e ausência de pagamento da multa poderá gerar cassação do Alvará de funcionamento e, consequentemente, suspensão das atividades do estabelecimento, conforme o Anexo I deste decreto.

Para manter o cumprimento da lei, a fiscalização será exercida pela Vigilância Sanitária Municipal, em articulação com os serviços de Vigilância Estadual, e com o apoio da GPM de Polícia Militar. As medidas determinadas neste decreto deverão vigorar até o dia 21 de fevereiro de 2021.

Confira o decreto, clique aqui;

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support