Palestras encerram Jornada Pedagógica em Vera Mendes – PI

Após uma semana de conhecimentos, troca de experiências e reflexões sobre as novas práticas pedagógicas causadas pela pandemia do Coronavírus, em preparação para o ano letivo de 2021, culminou  nesta quinta-feira, 18, a Jornada Pedagógica de Vera Mendes.

Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Jornada Pedagógica reuniu toda a equipe gestora e docente, que durante o percurso refletiu sobre o tema “Educação em tempos de pandemia: possibilidades de aprendizagem além da sala de aula”.

O trabalho  que teve início na quarta-feira, 17, com ações direcionadas ao atual momento vivenciado em decorrência da pandemia de Covid-19, teve sua culminância com realização de três palestras, inciando pelo Pedagogo, Edson Sá, seguido pela professora Isbael Orquiz, e finalizando com a Promotora de Justiça, Itanielli Rotondo Sá.

Em sua palestra, o Pedagogo Edson Sá, abordou sobre a temática os instrumentos e estratégias para desenvolver o trabalho da metodologia hibrida. “Nós temos percebido que muitas pessoas não tem conferenciado a ideia de ensino hibrido, terminando confundindo que tem que ser necessariamente ter uma presença humana um contato com o aluno e professor e que o ensino remoto é somente aquilo que vai e não tem contato, então a gente está primeiro mostrando esse diferença de que o ponto de encontro é a aprendizagem com alguma estratégia, além disso estamos apresentando ferramentas de acompanhamento, de como o professor deve acompanhar pois os alunos tem realidades diversas, além disso nós estamos norteando os professores com relação ao planejamento pedagógico.” Frisou.

Em seguida a conferencista, Isbael Orquiz, discorreu sua palestra com a tese educação e relações étnico raciais. “Abordamos a temática étnico raciais na escola, trazendo a cultura africana, afro-brasileira, indígena, religiosa, alimentar, que são bastante importantes para a formação de toda à população, bem como, o  desenvolvimento e organização social, a questão da indenidade, então é importante que os professores sejam capacitados, para poder levar esse conhecimento para os seus alunos e logo para as famílias de alunos.” Comentou.

Finalizando conferência, a palestrante e Promotora de Justiça, Itanielli Rotondo Sá, entro outros pontos, deu ênfase a responsabilidade social. “Hoje trabalhamos sobre responsabilidade social, que começa com a gente, inicia com autoconhecimento, autocuidado, a percepção dos nossos sonhos, com a análise de tudo que temos de potencialidade, de forças de talentos, sobre o empreendedorismo social, de como a gente pode se colocar no mundo, pois somos agentes de transformação. Então essa palestra tem como objetivo principal, mostrar o poder e a capacidade que os professores têm, de se verem com agentes de transformação social e refletirem sobre a responsabilidade social.” Destacou.

A secretária de Educação,  Elisângela Marques, avaliou de forma positiva a jornada pedagógica. “Apesar do momento que estamos vivendo, avalio de forma bastante positiva e produtiva a jornada pedagógica. Todos os anos realizamos a jornada, mas esse ano foi diferente, depois de muito tempo afastado conseguimos reunir toda equipe educacional, claro que cumprindo todos os protocolos, e conseguimos desenvolver a jornada com sucesso. Foram dias de bastante aprendizado e evolução, pois a grade de professores depois de tanto tempo de incertezas, dúvidas e preocupações se encontravam desmotivados, acredito que com esse período de aprendizado todos que participaram saem motivados, seguros e com garra para continuar esse trabalho que é muito importante.” Ressaltou.

Presente no evento, o prefeito municipal de Vera Mendes – PI, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, falou sobre a importância da jornada pedagógica. “A importância do evento é o planejamento do ano escolar, é através da jornada pedagógica em que a gente já deixa definido as nomeações dos diretores de cada unidade escolar, da assessoria de cada diretor, e demonstrar para cada professor a estrutura do município, e mais que isso é o momento de formar o nosso professor, de poder levantar a autoestima e também poder unir toda a classe, para fazerem uma boa educação no nosso município.” Explanou.

O gestor falou ainda sobre as metas para a educação municipal. “Aumentar o Ideb do nosso município é um compromisso meu com toda equipe de educação, e através da educação quero também firmar muitas outras parcerias, sejam elas internas, como também no que diz respeito aqueles programas em que precisamos de atividades em conjunto mas que serão desempenhadas dentro da educação, como a exemplo o Icms ecológico, e o programa frutas da  minha terra e muitos outros que servirão de base para nossa gestão.” Disse.

Durante o evento, o prefeito municipal convidou a secretária de Agricultura, Geania Sousa, para realizar a apresentação do “Projeto Frutos da Minha Terra”, para todos os presentes e presenteou a Promotora de Justiça, Itanielli Rotondo Sá, com uma sexta de frutas.

Em discurso, a secretária de agricultura falou sobre o projeto. “O programa visa o apoio aos pequenos produtores rurais que trabalham na agricultura familiar com área não superior a cem hectares de terra, que se constituirá em fomentar e incentivar as atividades desenvolvidas pelos pequenos produtores rurais do Município, gerando empregos e, especialmente, a manutenção do homem no campo, tendo como objetivos primordiais o incremento e desenvolvimento das atividades agrícola e pecuária, através de ações direcionadas a proporcionar direta ou indiretamente o aumento da produtividade, o escoamento da produção e a melhoria da qualidade de vida.

A secretária destacou também, que o poder executivo municipal auxiliará, com máquinas, equipamentos, veículos, materiais, mão de obra, assistência técnica e isenção de taxas municipais, às pessoas físicas ou jurídicas, que desenvolvam ou vierem a desenvolver atividades econômicas no Município, que consistirem em geração de renda e empregos no meio rural.

Durante o evento, foi realizado a entrega dos currículos e lembrancinhas para todos os professores presentes, sorteio de brindes, e servido lanche e almoço.

No município, as  aulas da rede municipal de ensino, iniciarão no dia 1 de março de forma hibrida, quando mais de 50 professores  retornarão para a sala de aula. Ao todo Vera Mendes tem cinco escolas, sendo duas na sede e três na zona rural, que ofertam as modalidades de ensino da  Educação Infantil, Fundamental,  e EJA.

Estiveram presentes no evento, além do prefeito municipal, Dr. Carlim, acompanhado da primeira – dama do município e secretária de assistência social, Domingas Edna, o vice-prefeito Valderito Martins, o Caçulinha, as secretárias Elisângela Marques (Educação), Andreia Sampaio (Saúde), Geania Sousa (Agricultura), Valdeny Borges (Executiva), a Supervisora de Ensino Edileuza Oliveira, a professora Bibiana Martins, os diretores Antônio Neto, Maria Juracélia, Soly Campos, Edinalva Vera, a aluna Gabrielly Silva, professores e demais profissionais de educação.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support