Vera Mendes – PI vai seguir Decreto Estadual e apenas serviços essenciais irão funcionar de quinta a domingo

Seguindo orientações de combate e conscientização a pandemia do coronavírus,  a Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, acatou a decisão do Governo do Estado e decidiu decretar lockdown a partir desta quinta-feira (18) até o dia (21) de março.

O município também antecipou o feriado alusivo ao dia do Piauí – que é comemorado anualmente no dia 19 de outubro, para esta quinta-feira, 18, e adotará o ponto facultativo na sexta-feira, dia 19 de março, em todos os órgãos públicos municipais.

Lockdown

A partir das 21h do desta quinta-feira, 17, até às 24h do dia 21 de março, poderão funcionar apenas as atividades que são consideradas essenciais.

  • – mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;
  • – farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;
  • – oficinas mecânicas e borracharias;
  • – lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito;
  • – postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;
  • – hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;
  • – distribuidoras e transportadoras;
  • – serviços de segurança pública e vigilância;
  • – serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;
  • – serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;
  • – serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;
  • – serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;
  • – agricultura, pecuária, extrativismo e indústria; XIV bancos e lotéricas.

O decreto estabelece que hipermercados, supermercados, mercados e congêneres só poderão comercializar gêneros alimentícios e similares, assim como produtos de higiene, de limpeza e aqueles produtos considerados essenciais para a sobrevivência humana, ficando proibida a comercialização de eletrodomésticos, eletrônicos, artigos de vestuário, entre outros produtos considerados não essenciais.

Ficará proibido a partir desta quinta-feira (18) até o domingo (21), o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e depósitos de bebidas poderão funcionar até às 20h exclusivo para delivery (entregas) e drive-thru (compra sem sair do carro). Escolas, academias, igrejas, lojas somente poderão funcionar sem atividades presenciais. Já o funcionamento de estádios, quadras de esportes e casas de shows estão totalmente suspensos por não serem considerados atividades essenciais.

Toque de recolher

O toque de recolher permanece no horário fixado pelo Governo do Estado, às 21h. Fica proibida a circulação de pessoas em espaços e vias pública, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, com exceção dos deslocamentos de extrema necessidade.

A fiscalização do cumprimento do decreto ficará a cargo da vigilância sanitária do município, com apoio da polícia militar.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support