Projeto Biofort é implementado com êxito e agricultores iniciam processo de cultivo em Vera Mendes

Pouco mais de dois meses após uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, para implantação do projeto BioFORT que é responsável pela biofortificação de alimentos, agricultores do município já iniciam processo de colheita.

O trabalho, que inicialmente contemplou apenas dez produtores do município com a distribuição cultivares biofortificadas, foi executado com sucesso e alguns produtos já estão no período de cultivo, possibilitando agora multiplicação de ramas para mais famílias agricultoras. Nesta etapa foram distribuídas quatro tipos de sementes, o Feijão-caupi (BRS Aracê), o Milho (BRS 4104), a Macaxeira (BRS Jari) e a batata-doce (BRS Amélia).

Um dos objetivos da ação é realizar oficinas com a comunidade para explicar como funciona a biofortificação dos alimentos. A Secretária de Agricultura Geania Sousa, que esteve acompanhando e analisando a evolução do projeto entre os agricultores, informou que cada produtor, beneficiado inicialmente com o material propagativo, após realizar a colheita dos produtos, estarão beneficiando indiretamente mais produtores com o material cultivado, que será distribuído para o plantio dos demais, e assim consecutivamente.

Geania destacou que os produtos Biofortificados produzidos no município além de serem distribuídos entre os agricultores serão inseridos na merenda escolar, e também ofertados a população com um preço acessível, levando a mesa dos veramendenses produtos alimentares de qualidade, com alto teor nutricional e isento de agrotóxicos.

Programa

A Rede BioFORT coordenada pela Embrapa trabalha com segurança alimentar e nutricional baseados em dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) que apontam que mais de 3 milhões de pessoas passam fome oculta no mundo.

A Rede inclui um conjunto de projetos responsáveis pela biofortificação de alimentos. No Brasil, a biofortificação consiste no melhoramento genético convencional, ou seja, por meio de seleção e cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivos, excluindo assim ações transgênicas.

O projeto BioFORT tem como público-alvo agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária e povos e comunidades tradicionais que vivem insegurança alimentar. Atualmente, os alimentos biofortificados nas ações do projeto são: arroz, feijão, milho, abóbora, trigo, mandioca e batata doce.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support