A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã desta terça-feira, dia 27 de Abril, a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O CMDCA é um órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo Municipal, e sua função basicamente é discutir políticas públicas, propor, acompanhar e fiscalizar ações direcionadas a esse público, com o objetivo de fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido no município.
O ato de posse ocorreu durante reunião ordinária realizada no Auditório da Prefeitura, e discutiu os temas voltados a organização das políticas públicas da Assistência Social.
Os conselheiros que estarão a frente durante o biênio 2021/2023, foram empossados e firmaram o compromisso, através de Juramento coletivo, perante o CMDCA e autoridades constituídas.
Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito Municipal Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, que esteve acompanhado da Primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Domingas Edna, o Vice-prefeito Valderito Martins, o Caçulinha, os secretários Edilson Vila de Esporte, José Antônio de Obras, Geania Sousa da Agricultura, Andréia Sampaio da Saúde e Elisângela Marques da Educação, a Assessora de Controle Fernada Campos, os vereadores Chiquim de Adão, Francisco Rodrigues e Jean, e a Presidente do Conselho tutelar Tawane Vieira.
Em discurso, a Secretária de Assistência Social de Vera Mendes, Domingas Edna, destacou que o momento foi de muita alegria, e que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município está ativo, cumprindo com o seu papel para com as crianças e adolescentes. “É um trabalho sem remuneração que exige muito. Exige entendimento das políticas públicas da área, unicidade de atuação mesmo com divergência de opiniões, o que é saudável. O consenso é a proteção das crianças e adolescentes”, destacou.
Domingas acrescentou que com a pandemia e a suspensão das atividades coletivas os projetos tiveram que se reinventar para proteger mesmo à distância e continuaram acompanhando de maneira remota, com o uso de tecnologias para o monitoramento das crianças e das famílias
Durante seu pronunciamento, o Prefeito Municipal Dr. Carlim, reforçou sobre o importante papel dos conselheiros em exercer suas funções conforme foram escolhidos. “Trabalhar de forma mais próxima ao povo é fundamental para, que a comunidade possa juntamente com o poder executivo refletir políticas públicas e junto ao poder legislativo na elaboração das Leis favoráveis às crianças e adolescentes. Não podemos pensar em uma cidade melhor sem olhar para as nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.
Também fizeram uso da palavra, a Secretária de Saúde Andréia Sampaio, a ex-presidente do CMDCA Fernanda Campos, a Assistente Social Jaqueline Borges, e o Vereador Chiquim de Adão.