Projeto ‘Prato Cheio’ beneficia 225 famílias com cestas básicas em Vera Mendes – PI

Com o objetivo de garantir alimento na mesa de famílias carentes, que encontram-se ainda mais vulneráveis em decorrência da pandemia de Covid-19, e impulsionar o comércio local, tão prejudicado com a redução das atividades, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, por meio da Secretaria de Assistência Social, aderiu ao projeto solidário denominado de “Prato Cheio para o Desenvolvimento”, e garantiu que 225 famílias fossem contempladas com kits alimentares.

O projeto é de iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o apoio do Sebrae Nacional e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).  No Piauí, o projeto é coordenado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O início da distribuição dos alimentos aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 14 de maio, em cerimônia realizada na Escola Municipal Maria Vitória, e inicialmente foi realizada de forma simbólica em decorrência da pandemia de Covid-19, beneficiando apenas 30 famílias, onde durante todo o decorrer da semana serão distribuídos gradativamente.

Durante a solenidade, o Prefeito de Vera Mendes Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, anunciou que mais famílias serão beneficiadas além das 225 já inseridas no programa. “O momento para nós é muito importante, pois durante essa pandemia quem foi mais afetado são aquelas pessoas que já possuíam muito pouco e necessitavam de ajuda. Por isso, eu pedi ao pessoal da assistência social para que fizesse um levantamento de todos os munícipes que necessitem deste auxílio mas por uma questão de critérios não puderam ser beneficiadas através deste programa para que a prefeitura possa atender a estes cidadãos,” frisou.

Dr. Carlim ressaltou ainda que além do incentivo especial na pasta assistência social, a gestão tem trabalhado em todos os âmbitos da administração. “Aqui nós temos a consciência tranquila pois sabemos que estamos fazendo todos os esforços possíveis para amparar a população de Vera Mendes, não somente no âmbito social mas em todos os outros campos com o intuito de garantir melhoraria de vida de cada morador,” disse.

A Secretária de assistência social Vera Mendes, Domingas Edna, que participou diretamente da articulação do projeto no munícipio, falou sobre a sua importância. “Primeiramente venho dar meus comprimentos a todos e dizer a enorme satisfação que tenho em receber esse projeto tão importante no nosso município, principalmente neste momento bastante complicado. Agradeço ao empenho do pessoal da APPM que está presente aqui, ao pessoal da gestão municipal e em especial a minha equipe do CRAS que realiza tudo com muito carinho e comprometimento,” ressaltou.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios – APPM, Paulo Cesar, que também é o atual prefeito do município de Francinópolis Piauí, falou sobre a satisfação de visitar o munícipio e trazer um projeto tão importante. “Gostaria de dizer que é uma satisfação conhecer a cidade de Vera Mendes, e dizer que é muito gratificante trazer o projeto prato cheio, que tem como objetivo fornecer um auxílio as famílias mais prejudicadas durante a pandemia, e injetar um incentivo ao comércio local, tendo em vista que todos os produtos são adquiridos nas cidades beneficiadas. Por fim, parabenizo o empenho e a colaboração ímpar do prefeito Carlim e de sua assistência social que tanto lutou para a realização desta eventualidade,” disse.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Caçulinha, os vereadores Mikael Marques, Hermogenes Oliveira, Sandro Borges, Jean, as Secretárias Elisângela Marque (Educação), Andreia Sampaio (Saúde), Geania Sousa (Agricultura), e José Antônio de Obras, além da equipe técnica do CRAS e dos beneficiários.

Após a solenidade de entrega, o presidente da Associação Piauiense de Municípios – APPM, a convite do prefeito de Vera Mendes, esteve visitando a sede da prefeitura municipal, onde participou de uma reunião interna para discutir interesses municipalistas.