Com o intuito de mobilizar e alertar a população de Vera Mendes, foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 18 de Maio, uma grande Caminhada alusiva à Campanha “Faça Bonito”, de Mobilização e Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A ação que é desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Vera Mendes, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, como forma de conscientizar, sensibilizar, informar e convocar a população acerca dos cuidados com a população infanto juvenil, promoveu durante todo o decorrer do mês diversas ações relacionadas ao tema.
Durante a culminância, a passeata percorreu as principais Ruas e Avenidas da cidade, e teve seu encerramento na sede da Prefeitura Municipal. Durante todo o trajeto, profissionais das pastas percorreram o centro da cidade portando balões, a flor símbolo da campanha, cartazes e vestidas de amarelo e laranja, cores do 18 de maio, mobilizando a população sobre a temática.
Além disso, carros de som levavam a mensagem pelo restante da cidade, e as praças da cidade também foram decoradas em alusão ao dia, com faixas e banners informativos, e flores amarelas.
Participaram do evento o prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Domingas Edna, as secretárias Elisângela Marques de Educação e Andreia Sampaio de Saúde, além de colaboradores das pastas, do Conselho Tutelar, CMDCA, Cras, Nasf, e ESF.
Ações da Campanha
Desde o dia 10 de maio, ações de conscientização foram realizadas, como o lançamento da logomarca oficial do município nas mídias digitais e vídeo informativo, mobilização na praça central com Tenda Informativa sobre 18 de Maio, onde colaboradores da saúde, educação, assistência social, CMDCA e Conselho Tutelar, chamaram a atenção da população sobre o compromisso daquelas entidades na defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes.
No dia 17 de maio também foi divulgado um vídeo didático onde a Orientadora Social, Janaína, do Serviço de Convivência, alertou para os danos causados pelo abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Vale ressaltar que durante toda a campanha, foram obedecidos todos os protocolos sanitários em virtude da pandemia de Covid-19, não sendo permitido aglomerações.
18 de Maio
18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.