A Prefeitura Municipal de Vera Mendes, gestão “União Trabalho e Transparência”, que tem a frente o prefeito Dr. Carlim, segue inovando e buscando iniciativas e ações que garantem a prestação dos serviços a toda população, e nesta quinta-feira, 24, procurando manter acesa a tradição dos festejos juninos próprias da região nordeste mesmo diante dos desafios da pandemia, realizou o primeiro São João Itinerante.
Diante do atual cenário, em que é vedado principalmente a realização de eventos, o município realizou de forma criativa e consciente o festejo junino, e obedeceu a todas às normas de segurança da Organização Mundial da Saúde, OMS, e dos demais órgãos responsáveis de prevenção a disseminação da Covid-19, sendo realizado exclusivamente de forma itinerante sem a presença do público em geral, a fim de evitar aglomerações.
Embalados pelo tradicional forró pé-de-serra e caracterizados pelas riquezas dos principais símbolos nordestinos, a ação consistiu em um desfile junino pelas principais ruas, avenidas e bairros da cidade, que levou muita alegria e emoção às famílias veramendeses. O desfile teve início na Avenida Vereador José Mendes, até o bairro São José (casa do senhor José Adão), percorrendo os principais pontos da cidade.
Em um breve discurso o prefeito de Vera Mendes, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, falou sobre a iniciativa. “Combatendo o coronavírus que a cada dia nos trás consequências terríveis, também não podemos deixar a cultura veramendese morrer, e esse símbolo, a quadrilha itinerante é uma demonstração que mesmo diante das dificuldades, a alegria vive no coração de cada um, e nós temos energia para enfrentar os problemas e alegrar as pessoas.” Comentou.
O gestor também agradeceu a todos que colaboraram com a ação e informou que para realização da ação todos os participantes foram testados contra a Covid-19. “Quero agradecer a toda equipe que organizou com tanto carinho cada detalhe, e aos moradores que prestigiaram esse momento. Seguimos todos os protocolos preventivos e todos os participantes foram testados para detecção da covid-19, e com fé em Deus, no ano que vem teremos um São João Livre.” Disse.
Durante a passeata que contou com carro elétrico caracterizado, foram distribuídas pipocas para as pessoas que acompanhavam o desfile de suas casas. O momento foi prestigiado por secretários municipais, funcionários da prefeitura e vereadores.