Prefeito Dr. Carlim conclui pagamento da contrapartida ao Garantia Safra 2021/2022

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, que tem a frente o prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, realizou neste mês de agosto o pagamento da contrapartida do município ao programa Garantia Safra 2021/2022, buscando assim, apoiar os agricultores que, caso tenham perda na safra, possam receber subsídios financeiros para amenizar o prejuízo.

Para que os agricultores tenham direito ao benefício, a administração teve que fazer adesão ao Garantia Safra e pagar a contrapartida do município ao programa, de aproximadamente R$ 17 mil reais.

O pagamento, que foi dividido em 6 parcelas de 2.779,50 (dois mil setecentos e setenta e nove reais), garante a liberação das parcelas para os produtores rurais do município que aderiram ao programa.

O programa Garantia Safra funciona como um seguro por perda na produção agrícola, em razão da estiagem ou excesso de chuva, ou seja  garante uma renda mínima para os agricultores familiares do município em caso de perda na produção agrícola.

Em Vera Mendes 327 agricultores aderiram ao Programa. Com o pagamento da contribuição financeira por parte do município em dia, garante ao agricultor, no caso de perda de safra igual ou superior a 50%, o benefício no valor R$ 850,00, dividido em cinco parcelas de R$ 170, para cada agricultor.

Compromisso com o agricultor

O prefeito Dr. Carlim disse que a medida de aderir e pagar a contrapartida do Garantia Safra é um compromisso da gestão com o homem do campo. “O homem do campo é uma das nossas prioridades, e a contrapartida realizada junto ao programa é uma forma de amenizar o prejuízo dos agricultores que investem nas pequenas lavouras mas devido a estiagem não obtém êxito, além, de ajudar na economia do município durante o período da seca, principalmente nesse momento atípico de pandemia.” Disse o Gestor.

A secretária de Agricultura Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Geania Sousa, destacou que os agricultores, apesar do pouco tempo de gestão, têm sido beneficiados com diversas melhorias, que variam da distribuição de benefícios a capacitações, e que o Garantia Safra é mais um desses avanços trazidos pela a administração. “O nosso município sobrevive da agricultura familiar, então estamos realizando esse trabalho de preparo e capacitação, e o programa garantia safra é mais uma das diversas melhorias implementadas pelas nossa gestão.” Comentou.