A Prefeitura Municipal de Vera Mendes, por meio da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveram durante todo esse mês de julho três cursos de capacitação voltados para agricultores do município.
Com o objetivo de incentivar o potencial empreendedor, capacitar famílias da agricultura familiar, bem como promover a preservação ambiental, a gestão municipal ofertou três importantes cursos, iniciando com Apicultura Básica, seguida de Irrigação Localizada, e encerrando com Produção de Implantação e Manejo de Olerícolas de Frutos e Sementes.
Os cursos ministrados por profissionais do SENAR, voltados para o homem do campo foram abertos a toda população, priorizando os agricultores que já desempenhavam algum tipo função na área. Com carga horária entre 20 e 30h, entre aulas teóricas e práticas, as capacitações contaram com a participação de cerca de 50 alunos.
Além da capacitação, os alunos realizaram também uma visita a cidade de Geminiano na propriedade do atual Secretário de Agricultura, Edmundo Sousa, onde puderam acompanhar de perto o trabalho de Horticultura, produzido em grande escala.
Após a finalização de todo processo de aprendizagem, na manhã desta última sexta-feira (23), em solenidade restrita realizada na Escola Municipal Maria Vitória, seguindo todos os protocolos de segurança em prevenção a Covid-19, foram entregues os certificados para os alunos concluintes das oficinas.
Participaram da cerimônia de entrega dos certificados, o prefeito de Vera Mendes, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, o vice-prefeito Valderito Daniel Martins, o Caçulinha, a Secretária de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Geania Sousa, e os Vereadores José Aires, Mauro, Chiquinho de Adão, e Jean.
De acordo o prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, o intuito principal é capacitar e qualificar os agricultores do município que são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da agriculta no município. “Nosso intuito é capacitar pessoas nessa era da modernização e também para que possam, em suas propriedades, aplicar o que foi aprendido e de certa forma gerar renda e fortalecer a agricultura no nosso município”, comentou.
Para Jessica Caroline, uma das alunas do curso, foi mais uma oportunidade que ela enxergou de aprender algo novo e diferente. “Acho importante adquirir mais conhecimento, e também ter mais uma oportunidade de gerar renda,” disse Jessica.
A Secretária de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Geania Sousa, explicou que a promoção dos cursos é uma forma de profissionalizar as atividades agrícolas desenvolvidas no município. “Todos os cursos ofertados já são trabalhados na nossa cidade, essa é apenas mais uma forma de qualificar o serviço realizado por nossos agricultores, capacitando e profissionalizando para estarem antenados as novas tecnologias de mercado, e poderem produzir ainda mais, melhorando a renda dessa famílias e elevando a agricultura do nosso município”, relatou.