Vera Mendes realiza XIII Conferência Municipal de Assistência Social

O município de Vera Mendes – PI, realizou na manhã desta terça-feira, dia 24 de agosto, a XVIII Conferência Municipal de Assistência Social,  com o tema “Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A plenária realizada de caráter deliberativo, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, aconteceu no Auditório da Prefeitura e reuniu membros da sociedade civil e representantes do Poder Executivo e Legislativo.

A conferência tem como objetivo principal avaliar as políticas públicas de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do SUAS, com pautas voltadas para ampliação de ações sociais no âmbito municipal, estadual e nacional.

Na solenidade de abertura, foi realizada uma apresentação coreográfica voltada para as festividades juninas, São João de todos os tempos, feita pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCVF, conduzida pelo professor Jairo Costa.

Aberto os discursos, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lucrécio Sampaio, deu início a conferência. “Estamos realizando a oitava conferência municipal de assistência social, desejo uma boa plenária para todos, que possamos participar e debater melhorias para o nosso município.” Comentou.

A secretária de Assistência Social, Domingas Edna, deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos. “Nesse momento a gente tem os principais representantes da população de Vera Mendes, e aqui a gente vai poder ouvir a voz da comunidade, e assim poder traçar metas e propostas para melhorar a políticas de assistência social ainda melhor, e esse é o momento nós podemos falar e discutir essas melhorias.” Frisou.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara Municipal, Fabiano Francisco, disse que o Poder Legislativo está à disposição para trabalhar pela melhoria de políticas públicas de assistência social do município. “Eu como presidente e todos os outros vereadores estamos a disposição não só da secretaria de assistência Social e do conselho municipal de assistência Social, mas para todas as demais pastas, com o intuito de colaborar com o avanço da nossa querida cidade.” Destacou.

Na oportunidade, também discursaram os vereadores Chiquim De Adão, Sandro Borges e Jean, onde reafirmaram seu compromisso para melhorar as políticas públicas de assistência social no município.

Representando o prefeito Dr. Carlim que não esteve presente o vice-prefeito Valderito Daniel, deixou uma mensagem de acolhimento para os presentes. “O nosso prefeito não pode comparecer pois participa de uma agenda na capital Federal em busca de melhorias e recursos para nossa cidade, e em seu nome gostaria de agradecer a presença de todos, que sintam a vontade e que tenhamos bons resultados. Como vice-prefeito, quero dizer que estou sempre a disposição para contribuir com trabalho, para que nossa cidade continue evoluindo.” Disse.

A palestra magna foi proferida pela a assistente Social, Jakeline Borges, que abordou o tema geral ‘Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’.

A Conferencista  também explanou sobre os cinco eixos, que visam qualificar a avaliação da política de assistência social e a proposição de deliberações que tragam diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS.

Os eixos foram divididos em cinco tópicos, A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Durante a conferência houve trabalhos de grupos, apresentação de propostas a curto, médio e longo prazo a municípios, estados e o Distrito Federal, bem como avaliar a escolha dos delegados, e a entrega de brindes e certificados.

Também participaram do evento, as secretárias municipais Elisangela Marques de Educação, Geania Sousa de Agricultura, Andreia Sampaio de Saúde, Edilson de Esportes e Cultura, profissionais das pastas envolvidas, e a comunidade em geral.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support