A Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, em parceria com o Instituto Mota, realizou na manhã deste domingo, 05 de setembro, nas proximidades da UBAS Carlos Hermogenes da Silva, uma capacitação profissional para ensinar o ofício de operador de máquinas pesadas.
Para realização do curso que tem como principal finalidade qualificar novos profissionais para o mercado de trabalho, a Prefeitura cedeu os equipamentos e máquinas e a empresa proporcionou a capacitação e certificação aos participantes.
A capacitação foi desenvolvida em duas etapas, iniciando com a realização de aulas teóricas, que foram 12 aulas online, seguida de aulas práticas, onde todos os alunos matriculados puderam desempenhar na prática tudo aquilo que foi repassado.
Cerca de 30 alunos foram qualificados para o manuseio de quatro máquinas pesadas, pá carregadeira, retroescavadeira, motoniveladora e trator de pneu. Vale ressaltar que por conta da parceria, o curso que geralmente custa em média 1500 reais, custou apenas a inscrição.
Representando a gestão municipal, o vice-prefeito Valderito Daniel Martins, o Caçulinha, esteve acompanhando a execução das aulas práticas. “Estamos realizando uma importante capacitação direcionada para pessoas da nossa cidade, é um curso que chega para esses profissionais desempenharem suas funções não só em Vera Mendes mas em município de toda região, e até em outros estados, pois é um instituto de renome nacional”, frisou.
O vereador Hermógenes Oliveira, que esteve participando da capacitação como aluno, falou sobre a importância do curso para os novos profissionais. “Ao saber da existência do curso de início logo me interessei em participar, pois é uma grande oportunidade, uma capacitação de grande valia para os nossos populares pois abre um leque de oportunidades, e o município é quem ganha com chegada novos profissionais capacitados para o mercado”, comentou.
A cerimônia de certificação aconteceu logo após o final do curso, e contou com a presença do prefeito do município, Carlos José da Silva, o Dr. Cralim, e do presidente do Instituto Mota, Júnior Mota.