Educação de Vera Mendes promove formação sobre Autogestão voltada ao programa Volta ao Novo

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta última sexta-feira, dia 10 de setembro, uma reunião com professores, coordenadores e diretores, para trabalhar mais uma formação continuada do programa “Volta ao Novo”, planejando o andamento das aulas na Rede Pública Municipal de Ensino de forma presencial.

O encontro aconteceu no Auditório da Escola Municipal Maria Vitória e tratou sobre Autogestão Macrocompetência do programa Volta ao Novo, que foi criado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a Prefeitura Municipal, e que tem como objetivo apoiar os educadores no desenvolvimento das competências socioemocionais durante o processo de ensino aprendizagem.

A abertura foi realizada pela secretária de Educação, Elisangela Marques, que falou sobre a importância do programa na preparação dos profissionais. “Estamos realizando a terceira formação do programa volta ao novo, que traz um tema muito importante e relevante para os nossos dias, que é a autogestão, e vai nos deixar mais engajados com o nosso trabalho, pois é um preparo para que a gente possa se organizar melhor, gerenciar nossas atividades enquanto professor, gestor, diretor e todos os trabalhadores de educação que nós temos na rede de ensino”, comentou.

Durante o evento foram realizadas duas palestras, ministradas pelo prefeito municipal Dr. Carlim, e pela Articuladora do Programa no município, Djacilene Xavier, que abordaram sobre a terceira macrocompetência, a Autogestão, que está relacionada a capacidade de implicar esforços, recursos e estratégias voltados para atividades recorrentes e esforços aplicados, com o intuito de alcançar as metas de cada um, e envolve comportamentos como priorização, persistência e resiliência.

Responsável pela primeira palestra, o prefeito municipal, Dr. Carlim, falou sobre a importância da autogestão na rede de ensino. “Em continuidade às ações do programa volta ao novo hoje foi a vez de trabalharmos sobre autogestão, onde abordamos que essa macrocompetência é o aumento da autonomia profissional de cada colaborador do sistema educacional, e dentro desse contexto apresentamos para toda grade da rede de ensino a importância de entender também sobre a gestão, e diante disso fazer um comparativo da qualidade do profissional a buscar essa autogestão para se adequar ao sistema de ensino que está inserido.” Frisou.

A coordenadora do Volta ao Novo no município, Djacilene Xavier, que também palestrou durante a formação, falou sobre o tema trabalhado. “Nós sabemos que é de suma importância a gente participar dessas formações voltadas para o programa volta ao novo, e esse tema autogestão é muito importante pois trabalha não só o segmento profissional mas também o pessoal, pois trabalha organização e gerenciamento, dois fatores muito essenciais para nossas vidas.” Comentou.

Participaram do encontro os profissionais da educação, e autoridades como vereadores, secretários municipais e demais membros da administração municipal.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support