Em Vera Mendes passeata em alusão ao Setembro Amarelo chama atenção para conscientização e prevenção ao suicídio

Em alusão ao mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, as ações do Setembro Amarelo ganham visibilidade em Vera Mendes – PI. Na noite desta quinta-feira, 16 de setembro, a Prefeitura Municipal, através da Secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou uma passeata pelas principais Ruas e Avenidas da cidade, chamando a atenção a respeito da realidade da prática.

Setembro é o mês de conscientização e prevenção ao suicídio em todo o Brasil, esse período foi escolhido porque o dia 10 é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e na cidade de Vera Mendes durante todo o decorrer do referido mês, serão realizadas ações de orientação e sensibilização junto aos usuários, profissionais dos serviços das secretarias envolvidas e a população do município.

A concentração da passeata teve início na Academia de Saúde Municipal, no centro da cidade, que foi decorada com faixas, cartazes e balões amarelos, símbolo da campanha, e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, alertando a população sobre a importância da conscientização e prevenção ao suicídio. No percurso, também foram distribuídos panfletos para a população.

Ao final, já no calçadão da Juventude aconteceu um Aulão de Ritmos com as integrantes da Academia de Saúde, que na oportunidade foram acompanhadas pelo Professor capoterapeuta e profissional de Educação Física, Jairo Costa. Em seguida foram realizados os pronunciamentos.

De acordo com a secretária de Assistência Social e primeira-dama de Vera Mendes, Domingas Edna, a ação tem como objetivo chamar atenção para o tema. “Precisamos alertar sobre a necessidade de cuidar do equilíbrio emocional e psicológico, aliado à saúde do corpo. Sobretudo neste período pandêmico, onde as pessoas por diversos motivos, ficaram fragilizadas e mais vulneráveis”,  Disse.

A secretária de Saúde do município, Andreia Sampaio, disse que a campanha tem trabalhado na preservação e valorização da vida na cidade. “Realizamos mais uma atividade da nossa programação, este ano a gestão decidiu trabalhar o mês inteiro, e essa é mais uma atividade do setembro amarelo, o qual estamos trabalhando a preservação e valorização da vida”, destacou.

Também participaram da passeata, o vice-prefeito Valderito Daniel, o Caçulinha, as secretárias Elisangela Marques, de Educação, e Geania Sousa, de Agricultura, os vereadores Mikael Marques, Sandro Borges, Chiquinho de Adão e José Aires, além de profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde.