Social de Vera Mendes promove ação de conscientização para o Setembro Verde

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social, realizou nessa última semana, uma ação de mobilização pela conscientização sobre o Setembro Verde, mês escolhido de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O mês foi que foi escolhido por conta do dia nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, tem como objetivo dar maior visibilidade e apresentar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade, e envolver a população em atividades voltadas para a inclusão social e dar visibilidade a causa da classe.

No município de Vera Mendes a ação contou com a participação da secretária Municipal de Assistência Social, Domingas Edna, acompanhada das equipes de colaboradores da Secretaria de Assistência Social e do Cras, que percorreram todo o território da cidade, distribuindo lembrancinhas para todas as pessoas com deficiência que são beneficiários do Benefício de Prestação Continuada do benefício concedido pela Assistência Social.

De acordo com a secretária, durante a atividade os beneficiários foram acolhidos e amparados com momentos de muita alegria, acolhimento e integração, o que mostra o comprometimento da Assistência Social de Vera Mendes que respeita e luta pela igualdade de direitos de todas as pessoas com deficiência.

Setembro Verde

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que serão realizadas no período.