Educação de Vera Mendes – PI promove aulão preparatório para a prova SAEB

A Secretaria Municipal de Educação de Vera Mendes – PI, promoveu nesta último sábado, dia 02 de outubro, um aulão com estudantes dos 5° e 9° anos da rede municipal de ensino, com o objetivo de prepará-los para as avaliações do Sistema de Avaliação Básica (Saeb).

A revisão dos conteúdos estudados a partir da interpretação e resolução de itens, teve como objetivo verificar o desenvolvimento dos educandos quanto às habilidades e competências educacionais nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática.

A secretária de Educação de Vera Mendes, Elisangela Marques, acompanhada de uma equipe de gestores e coordenadores do município estiveram visitando na Escola Municipal José Antônio da Vera, para acompanhar o aulão, que tem por objetivo, preparar os alunos para a prova SAEB.

Para revisar os conteúdos, os professores Weryscléya (Língua Portuguesa) e Ronilson (Matemática) desenvolveram diversas atividades, como dinâmicas, quiz, análise de itens e de descritores, produções textuais, e jogos. Com os resultados da prova, a Secretaria de Educação, o MEC e as próprias escolas podem definir ações e direcionar recursos para melhorar o aprendizado dos estudantes.

Na ocasião, o coordenador da Inovaty, professor Edson Sá, que também esteve presente, realizou, juntamente com os professores, o planejamento para o mês de outubro.

O que é o Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. A avaliação permite que as escolas e as redes municipais e estaduais avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.