VIII Semana do Bebê promove cuidados com a primeira infância em Vera Mendes – PI

O município de Vera Mendes – PI realizou, no período de 04 a 08 de novembro, a oitava edição da Semana do Bebê, uma estratégia de mobilização social com foco na promoção dos direitos à proteção, à saúde e à educação de qualidade de crianças de até seis anos de idade, garantindo assim o seu desenvolvimento integral.

A mobilização que é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, e apoiada pelo Unicef, teve como tema “todos juntos pela primeira infancia”.

Durante a Semana, uma equipe multiprofissional mobilizou e realizou diversos serviços como roda de conversa, palestras, orientações sobre higiene bucal e pessoal, oficinas entre outros serviços, repassando orientações importantes para gestantes, pais e mães, e para as crianças, que também tiveram momentos de lúdicos de interação, diversão e alegria com brincadeiras, pinturas de rosto, dinâmicas, danças de roda, dentre outras atividades.

Na manhã desta última sexta-feira, dia 08 de novembro, no auditório da Escola Maria Vitória, aconteceu a culminância da Semana do Bebê, que contou com a realização de atividades lúdicas, palestras, entrega de kits de enxovais e a certificação do bebê prefeito.

Em discurso, o Prefeito Dr. Carlim destacou a integração entre as secretarias Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social para realização da Semana do Bebê. “Um trabalho como esse, uma integração entre as secretarias nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo, e que a cada dia precisamos ter mais ainda essa sintonia, pois ninguém trabalha sozinho tudo é em em equipe, e se a equipe não funciona não temos prestação de serviços, não temos satisfação e não temos atendimento de qualidade. Por fim, quero agradecer a ajuda e dedicação de todos os profissionais responsável pela realização deste evento.” Disse.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Domingas Edna, o objetivo da ação é contribuir para as garantias dos direitos dos recém-nascidos e das gestantes. “Quero agradecer a todos que participaram dessa ação maravilhosa que foi a semana do bebê, um trabalho essencial para o município que visa garantir os direitos das crianças e das gestantes.” Comentou.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo Grupo de Balé desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS, como uma das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é acompanhado pela Orientadora Social Janaína Marques.

Durante o evento, o prefeito Carlos José da Silva, fez a entrega do título e a chave simbólica da Cidade ao Bebê Prefeito Wallisson Davi. A condição simbólica para concorrer ao título, foi ter sido a primeira criança nascida no município durante as comemorações da Semana do Bebê.

Na oportunidade foram realizadas duas palestras, ministradas pela fisioterapeuta Dra. Lara Geovana, e pela Nutricionista, Acsa Denise, que abordaram sobre temáticas direcionadas às gestantes e as crianças, que contou com dinâmicas e roda de conversas.

Outro momento de destaque na culminância da Semana do Bebê foi o show de animação realizado pelo professor, Capoterapeuta e Profissional de Educação Física, Jairo Costa, que em um momento recreativo animou a criançada presente.

Finalizando, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a entrega de 6 kits enxovais para o grupo de gestantes que são assistidas pelo programa Criança Feliz no município.

Além das autoridades que se pronunciaram, também estiveram presentes as Secretárias, Elisagela Marques de Educação, e Andreia Sampaio de Saúde, o vereador Chiquinho de Adão, profissionais das pastas envolvidas, e o público alvo que foram crianças e gestantes.