Gestão realiza audiência pública para demonstração financeira do 1º semestre de 2021

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, gestão ‘União, Trabalho e Transparência’ do prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim como é mais conhecido, realizou na tarde desta última sexta-feira, dia 08 de outubro, no auditório do poder executivo, a primeira audiência pública de sua gestão para prestação de contas do primeiro semestre de 2021.

O evento teve como objetivo principal mostrar a transparência das ações da gestão municipal, apresentando os relatórios técnicos demonstrando os valores previstos e executados nos diferentes setores da administração veramendense, no que se refere à gestão fiscal, atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal e de Diretrizes Orçamentárias.

Durante audiência que contou com a participação de Secretários Municipais, Funcionários Públicos, colaboradores da gestão, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Entidades Religiosas, foi apresentado para a população a realidade na qual o município está inserido, assim como foi oportunidade de receber sugestões, recomendações e críticas.

A abertura do evento foi realizada oficialmente pela secretária de Educação, Elisangela Marques, que destacou a importância da audiência pública, e cumprimentou o prefeito, vice-prefeito, aos vereadores, aos secretários municipais, assessores e o público presente.

Em seguida, o contador Edivaldo Fontes, responsável pela condução da audiência, realizou a apresentação de sínteses mostrando as receitas e despesas durante o primeiro semestre de 2021. “Estamos cumprindo nossa obrigação que para mim é uma satisfação, pois é uma forma de mostrar para a população a responsabilidade da gestão com o dinheiro público, demonstrando assim transparência e compromisso. Vera Mendes hoje está em uma situação confortável apesar das dificuldades financeiras, a gente sabe que a arrecadação é pequena, mas graças ao esforço do prefeito as contas estão todas em dias, e os índices constitucionais cumpridos.” Comentou.

De acordo com o contador, o município previa em metas fiscais uma arrecadação de receita no valor de R$ 25.075.284,00 sendo arrecadado o montante de R$ 7.663.234,41, correspondendo a cerca de 30% da receita total prevista para o exercício, e apontou as seguintes despesas, com manutenção e desenvolvimento de ensino, R$ 1.434.245,33, Fundeb, R$ 1.403.665,34, ações e serviços públicos de saúde, R$ 845.541,50, despesas com pessoal, R$ 3.133.524,30, e o repasse à câmara municipal de R$ 295.668,00.

Para o prefeito, Dr Carlim, a audiência além de ser uma prática democrática, também é uma forma de participação e controle popular da administração pública. “Por meio da audiêcia, a população fica ciente de como estamos gerenciando o município e cumprimos o nosso papel como gestores, e isso mostra nosso compromisso e transparência com o dinheiro público”. Disse.

As secretárias municipais, Elisangela Marques de Educação, Andreia Sampaio de Saúde, Geania Sousa de Agricultura, e Domingas Edna de Assistência Social, fizeram apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas suas pastas, demonstrando os serviços prestados à população, permitindo a exposição de dados a respeito das ações gerais do município.