Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde de forma integral, a Prefeitura Municipal Vera Mendes – PI, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu diversas atividades em alusão à campanha “Novembro Azul”, mês que chama a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
A campanha de conscientização tem como objetivo principal alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este ano, o trabalho ganhou ainda mais intensificação, e como diferencial foram realizadas a coleta de mais de 700 exames laboratoriais de homens de todo o município.
No decorrer do mês a gestão desenvolveu nas Unidades Básicas de Saúde do município diversas ações, como consultas, exames, atividades lúdicas e palestras de orientação para o cuidado com a saúde do homem, principalmente na prevenção do câncer de próstata, além de proporcionar o acompanhamento aos pacientes que são diagnosticados com a doença.
A mobilização desenvolvida em prol da saúde masculina ocorre para redução da morbidade e da mortalidade dessa população a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com facilitação do acesso aos serviços pelo Sistema Único de Saúde. Vale destacar que em todas as atividades foram servidos coffebrak para os participantes.
Em conversa a Secretária de Saúde, Andréia Sampaio, falou sobre a camapanha. “O trabalho é feito todos os dias, mas o mês de novembro é um marco, onde chamamos a atenção para a saúde do homem. Os números mostram que a doença está aí e eles precisam fazer os exames de prevenção, além de cuidar da saúde de uma forma geral”, destacou.
A Campanha
A Campanha Novembro Azul, responsável pela conscientização da população sobre o câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália. No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
A cada ano, o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.
O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.