Vera Mendes realiza campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, realizou nesta última semana a Campanha de Vacinação Antirrábica. O objetivo é combater a  Raiva, uma doença viral, transmitida para os animais, onde na ação foram vacinados cães e gatos com idades superior a três meses.

O trabalho teve início na Zona Urbana do município e foi finalizado nas localidades da Zona Rural, o intuito é todos os animais domésticos sejam vacinados, garantindo a imunização dos  mesmos e evitando que eles contraiam a doença,  e dessa forma  eliminando o  risco de transmissão da raiva.

Vale ressaltar que nas áreas urbanas, caninos e felinos são as principais fontes de infecção, porém os morcegos são os responsáveis pela manutenção da cadeia silvestre. Na zona rural, a doença afeta animais de produção, como bovinos, equinos e outros. Caso ocorra algum acidente (mordedura, lambedura e arranhadura) com os animais, deve-se buscar atendimento médico para avaliação do caso.

A Raiva é uma zoonose, onde todos os mamíferos podem participar do seu ciclo de transmissão, sendo que os cães e gatos são os principais responsáveis pela transmissão a outros animais e aos seres humanos em área urbana. A principal estratégia de interrupção da circulação do vírus rábico nos centros urbanos, é a vacinação dos animais.