O município de Vera Mendes – PI, realizou durante todo o dia desta quinta-feira, dia 09 de dezembro, no auditório da Escola Municipal Maria Vitória, a VIII Conferência Municipal de Saúde, que este ano teve como tema: “Os desafios da saúde em tempos de pandemia e a garantia do acesso na atenção básica”.
Promovida pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Dr. Carlim, através da Secretaria Municipal de Saúde, a conferência te como objetivo promover um amplo debate aberto, democrático, construtivo e respeitoso do fortalecimento da Atenção em Saúde, devendo elaborar e deliberar sobre políticas da saúde de âmbito municipal.
Durante a solenidade, que reuniu autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, o secretariado municipal, profissionais da saúde, representantes de entidades e a sociedade civil, foram discutidos diversos eixos e apresentadas algumas propostas, que servirão de base para o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos.
Na ocasião, a cerimônia foi conduzida pela Coordenadora da Atenção Básica do município, Emanuelly Pessoa, que destacou, que a ação tem com intuito propor avanços para a consolidação e ampliação das políticas públicas, em prol da melhoria da qualidade no atendimento e a garantia dos usuários do sistema de saúde.
Abrindo oficialmente o evento, o vice-prefeito de Vera Mendes, Valdeiro Martins, o Caçulinha como é conhecido, que esteve representando o prefeito Dr. Carlim, falou sobre a importância da conferência. “Eu quero agradecer por esse momento que é importantíssimo para nosso município. A conferência é um marco para a saúde do município, porque é aqui que nós vamos discutir onde é que está nossos problemas, vamos elaborar propostas juntos, para que a gente possa dar aos munícipes a saúde que eles merecem”, ressaltou.
Em seguida, a presidente do Conselho Municipal de Saúde e Operadora dos Sistemas de Saúde, Fernanda Campos, realizou a leitura do regimento Interno da conferência para todos os presentes.
O evento contou também coma realização e três palestras, a primeira conduzida ela Coordenadora da Atenção Básica do município, Emanuelly Pessoa, tendo como tema “A gestão do SUS na atenção básica”; a segunda pela Farmacêutica, Suellen Martins, com o tema, “A assistência farmacêutica no âmbito do SUS”; a terceira pela Enfermeira, Marília Girão, com o tema “Atenção Especializada no SUS”; e a última pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Operadora dos Sistemas de Saúde, Fernanda Campos, que teve como tema “Atenção especializada no Município de Vera Mendes”.
A secretária Municipal de Saúde, Andreia Sampaio, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da Conferência para dar mais qualidade de vida e melhores condições a população veramendense. “A conferência é um canal de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas voltadas para a saúde no município. Quero aqui agradecer a presença de todos, e em especial aqueles que colaboram para a realização deste importante evento”, disse.
Logo após a palestra foi oferecido almoço a todos os presentes, e retornando as atividades foi feita a divisão em quatro grupos para que fosse realizada a discussão dos eixos temáticos seguido da apresentação e aprovação das metas apresentadas.
Também estiveram presentes na conferência, os vereadores Hermógenes Oliveira, Mikael Marques, Sandro Borges, José Aires, Mauro Rocha, Jean de Sousa, e Chiquinho de Adão, as secretárias municipais Geania de Sousa (Agricultura), e Elisangêla Marques (Educação), profissionais de Saúde, e a sociedade civil em geral.