Educação inicia matriculas e atividades do projeto Busca Ativa Escolar

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, por meio da Secretaria de Educação iniciou nesta última semana, o período de matrículas, renovação e remanejamento para as escolas da rede municipal de ensino.

Os procedimentos que estão sendo realizados no prédio da Secretaria Municipal de Educação, localizado no centro da cidade, com atendimentos no horário de 08h às 13 horas, se encerram nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro.

Para a realização das matrículas, os pais ou responsáveis devem comparecer ao local de inscrição portando a documentação original do responsável (CPF e RG), e cópias da documentação do aluno: certidão de nascimento, RG, CPF, Cartão de Vacinação, Cartão Auxilio Brasil / Bolsa Família, Cartão SUS, declaração ou histórico escolar, e das fotos 3×4.

Com o intuito de intensificar as matrículas, a pasta iniciou também as atividades do projeto, ‘Busca Ativa Escolar – FORA DA ESCOLA NÃO PODE!’, que está sendo desenvolvido no município para identificar e resolver os casos de evasão e o abandono escolar.

A campanha foi aberta com uma reunião nesta segunda-feira, 24, no auditório da Prefeitura Municipal, que contou com a participação do comitê Intersetorial local, da secretária de Educação Elisângela Marques, da secretária de Saúde Andréia Sampaio, da secretária de Assistência Social Domingas Edna, e demais servidores.

O programa é uma estratégia que foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o objetivo de identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar.

A secretária de Educação, Elisangela Marques, destacou que após serem debatidos assuntos relevantes da campanha e serem apresentados dados da situação atual do município, foi realizada a Busca Ativa In Loco, onde foram realizadas 13 matrículas para a Educação Infantil do município.

Elisangela destacou ainda, que o projeto que tem como objetivo alcançar a meta de todas as crianças a partir de dois anos matriculadas, irá continuar com ações coletivas durante todo o ano letivo de 2022, e que no município as ações são desenvolvidas em parceria com as secretarias de Assistência Social e Saúde.

Fotos;