Saúde de Vera Mendes – PI inicia a vacinação de crianças contra a Covid-19

O município de Vera Mendes segue avançando na campanha de imunização contra a Covid-19, e na manhã desta quarta-feira, dia 26 de janeiro, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, deu início a campanha de vacinação de crianças com faixa etária entre 5 e 11 anos.

A campanha de imunização, que foi realizada na UBS Carlos Hermógenes de Oliveira, é baseada nas orientações oficiais do Ministério da Saúde que incluíram as crianças no Plano Vacinal Brasileiro. Nesta primeira etapa, a vacina que está sendo aplicada é a CoronaVac.

Na cidade, a primeira criança vacinada foi o Renan Silva, de 8 anos, que reside na zona rural do município na localidade Bom Lugar, e foi até o local, na sede, acompanhado da mãe, Francisca da Conceição. “Estou com um pouco de medo, mas é por um motivo bom, se livrar desse vírus e deixar de usar máscara.” Comentou Renan.

Francisca, que já foi acometida pelo coronavírus, comemorou a vacina do filho. “É uma vitória, eu que já fui acometida pelo vírus, fico bastante feliz em ver todos ao meu redor já vacinados, viva a ciência, viva o sus e viva a saúde de Vera Mendes pelo belo trabalho.” Disse.

De acordo com a secretária de Saúde, Andreia Sampaio, a previsão é que 250 crianças com essa faixa etária sejam vacinadas no município. “A vacinação segue por idade, de forma decrescente, conforme o recebimento de novas remessas de vacina, até que todo o público infantil seja vacinado.” Comentou.

Andreia destacou ainda, que a campanha é importante e vacinar as crianças é prioridade. “A vacina tem se mostrado eficiente, pois tem evitado o agravamento da doença e reduzido o risco de morte.” disse a secretária de saúde.

Para melhor receber as crianças, a equipe preparou uma logística especial com um local bem alegre e com decoração temática, e realizou também a entrega de mimos, como reconhecimento pelo gesto de bravura.

Documentos

Para ser atendida pela campanha de vacinação, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, sendo necessário apresentar três documentos: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação.

A Secretaria de Saúde orienta ainda que para receber a vacina, a criança não pode ter recebido nenhuma outra vacina do calendário infantil nos 15 dias anteriores e que não esteja com qualquer doença na fase aguda (gripada, por exemplo).

Fotos;

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support