Vera Mendes realiza I Plenária Municipal de Saúde Mental

Com o tema central,  “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta última quinta-feira, dia 27 de janeiro, a I Plenária Municipal de Saúde Mental.

O evento realizado no auditório da Prefeitura Municipal, reuniu representantes do Poder Executivo, Legislativo, entidades não governamentais, profissionais e servidores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde e a sociedade civil em geral.

Na ocasião, o encontro foi conduzido pela coordenadora da atenção básica no município, Emanuelly Pessoa.

Após a cerimônia de abertura foram realizados os discursos das autoridades presentes, iniciando pelo prefeito municipal, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, que abriu oficialmente a Plenária. “Queria parabenizar pela brilhante e tão objetiva organização deste evento a cerca do tema saúde mental, acho que uma palestra dessas teríamos que levar para muitas outras pessoas, é a primeira conferência de saúde mental, talvez é a primeira que é realizado esse encontro para ser debater essa importante temática, hoje talvez hoje o tema mais importante a ser tratado dentro do município.” Frisou.

O gestor destacou que os transtornos mentais vem aumentando significativamente, sobretudo, no período pós-covid.  “Se antes da pandemia já era crescente o número de casos de transtornos mentais em nosso município, agora depois da pandemia é que esses casos são desordenados. Então, eu quero aqui agradecer a pasta da Saúde por tornar público um assunto tão importante, a todos os profissionais que aqui estão, essa equipe brilhante que a Secretaria Andreia tem a satisfação de tê-los ao lado, meu muito obrigado de coração.” Disse.

Em seguida, a presidente do Conselho de Saúde, Fernanda Campos, realizou a leitura do regimento Interno da conferência para todos os presentes, que foi acatado por unanimidade.

A palestra magna, ponto alto do evento, foi proferida pelo conferencista, Dr. Thiago Carvalho, que discorreu sobre tema geral da conferência, e trabalhou sobre os seguintes eixos temáticos: cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; propostas aprovadas em Saúde Mental na Plenária Municipal de Saúde; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Em entrevista, o palestrante Dr. Thiago fez um resumo do que foi trabalhado na plenária. “Aqui em Vera Mendes nós podemos nos aprofundar um pouco mais sobre as política públicas de saúde mental, apresentando estratégias e ações de como prevenir de como ter uma melhor saúde mental, então, no dia dia hoje foram apresentadas ferramentas que possam prevenir, e de como as pessoas consigam no dia a dia criar solução para resolver seus problemas, e lidar com os desafios diários melhorando sua saúde mental.” Relatou.

A programação teve continuidade com a divisão de grupos, para que os representantes do poder público municipal, da sociedade civil organizada, usuários dos serviços e trabalhadores de saúde formulassem propostas para a melhoria dos serviços voltados para saúde mental. Em seguida, foram eleitos os delegados e suplentes que irão representar o município nos eventos sobre o tema a nível estadual.

Encerrando a plenária, a secretária de Saúde, Andréa Sampaio, fez uma avaliação positiva do evento e agradeceu a participação e colaboração de todos os presentes.

Também estiveram participando do evento, o vice-prefeito Valderito Martins, o Caçulinha, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Domingas Edna, os secretários José Antônio (de Obras), Geania Sousa (de Agricultura) e Valdeni Borges representando a Secretaria de Educação, a controladora interna, Marcilene, os vereadores Chiquim de Adão e José Aires, profissionais de saúde, o Nuca, e a comunidade em geral.