Vera Mendes realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021-2024

Com o intuito de otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência, a Prefeitura de Vera Mendes — PI, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, promoveu nesta última quinta-feira, dia 25, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef.

Após a adesão ao Selo Unicef, realizada pelo prefeito, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, o município avança rumo à certificação, sendo umas das 2.023 cidades que aderiram à edição 2021 – 2024 da iniciativa, e logo neste primeiro momento foram discutidas políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

O evento solene de abertura foi realizado no auditório da Prefeitura, e reuniu diversas autoridades locais, como o prefeito Dr. Carlim, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Domingas Edna, vice-prefeito Valderito Martins, o Caçulinha, demais autoridades do Poder Executivo, vereadores, secretários municipais, profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação, representantes de entidades e a sociedade civil.

Abrindo oficialmente o evento, a secretária de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef no município, Domingas Edna, falou sobre a realização do I Fórum. “Estamos realizando o primeiro Fórum Comunitário no município de Vera Mendes, e aqui a gente vai definir as ações e assumir um compromisso com as crianças e adolescentes o direito e a garantia na educação, saúde, a participação na assistência social.” Destacou.

O prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, falou sobre o evento. “Esse evento é um marco para o nosso município, pois é o momento em que sentamos para discutir ações que serão desenvolvidas durante a renovação do selo Unicef ao longo dos próximos quatro anos, e com certeza irá fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças, adolescentes e jovens, principalmente na proteção dos seus direitos.” Comentou.

Dr. Carlim ainda reafirmou seu compromisso com a articulação do Selo Unicef. “Aqui deixo o meu compromisso com todos que fazem parte da articulação do Selo Unicef, devemos também estar empenhados para fazermos um trabalho bonito, que empolgam as pessoas, em que as pessoas se sentem representadas por todos nós que estamos aqui.” Pontuou.

Na oportunidade, a articuladora do Selo Unicef no município, Domingas Edna, apresentou aos participantes o diagnóstico atual do município, os índices que devem ser alcançados, a linha de base disponibilizada pelo Unicef, bem como o diagnóstico situacional das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante o Fórum, as secretárias Elisângela Marques e Andreia Sampaio, e a mobilizadora de adolescentes, Mariana Campos, e adolescentes do NUCA, Mariana Campos, apresentaram um diagnóstico situacional das ações desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde, e apresentado Plano de Participação Cidadã.

Dando prosseguimento, divididos em grupos, os participantes elaboraram propostas de ações e políticas públicas para a construção do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Encerrando, as propostas desenvolvidas foram apresentadas no fórum. A partir das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, a comissão intersetorial de articulação para o Selo Unicef e o CMDCA irão organizar o plano de ação municipal para reduzir as desigualdades, com metas consolidadas até o ano de 2024.