Com o intuito de mobilizar a população no combate ao aedes aegypti, vetor de diversas doenças causadas por vírus, como dengue, zika, chikungunya e febre-amarela, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação desenvolveu uma campanha de combate a doença.
A iniciativa que visa principalmente a prevenção, sobretudo, nesta época que antecede o período chuvoso e quente, representando um maior risco para a proliferação do Aedes Aegypti, teve sua atenção exclusivamente voltada para as atividades em escolas da rede municipal de ensino.
Através do Programa Saúde na Escola, foram desenvolvidos com os alunos, diversas ações como palestras e atividades voltadas para a temática, além de outros temas relacionados como orientações sobre covid, administração de medicamento para verminose, avaliação de hanseníase e atualização da caderneta de vacinação.
O ponto alto aconteceu nesta terça-feira, dia 5 de março, quando dezenas de pessoas, dentre autoridades municipais, secretários, profissionais da Saúde e Educação, alunos, e a população em geral, promoveram uma passeata de conscientização e um mutirão contra a dengue.
O mutirão teve sua concentração ainda pela manhã, onde equipes divididas de forma estratégica partiram da Praça Central e percorreram diversas áreas da cidade, como bairros, ruas, avenidas, praças, espaços públicos, terrenos baldios, e passando ainda pelas comunidades rurais, Cantofre e Sítio do Meio.
Na oportunidade, foram averiguados quintais, praças, lixeiras e vias públicas, além da distribuição de panfletos e orientação a populares. Ao final, um grande volume de entulho como sacos plásticos, latas, garrafas pet, vidros, caixas de sanitário, papelão, pneus e plásticos, dentre outros, foram coletados pelos profissionais capacitados e responsáveis pela coleta de lixo no município.
A secretária de Saúde, Andreia Sampaio, destacou a importância a ação. “É um trabalho muito importante, precisamos nos conscientizar que somente juntos, com a colaboração e o apoio de todos, é que teremos resultados positivos.” Comentou.
Elisângela Marques, secretária de Educação agradeceu aos colaboradores. “Estou imensamente grata em poder colaborar em uma ação tão importante como essa, quero agradecer a todos que ajudaram nesse trabalho do combate ao Aedes, em especial aos representantes da educação. Essa é uma causa de todos nós.” Comentou.
Fotos;