A Prefeitura Municipal de Vera Mendes — PI, segue desenvolvendo ações e alternativas que promovam a capacitação, bem como, desenvolva o potencia empreendedor para famílias da agricultura familiar do município.
Nesta última semana, a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveram mais um curso profissionalizante, desta vez, foi ofertado o curso de Artesanato em palha de milho.
O curso muito valorizada hoje em dia, capacitou duas turmas na cidade, sendo uma, na sede municipal, e outra na comunidade Cantofre. A atividade teve um total de 40 horas aulas, em cinco dias de aprendizado.
Na ocasião, o curso foi desenvolvido pela instrutora do SENAR — PI, Sueli Silva, ensina técnicas de artesanato sustentável com Fibras naturais a Palha de milho, como oportunidade para geração de renda das agricultoras do município.
A secretária Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Vera Mendes, Geania Sousa, falou sobre a importância do curso. “O curso é voltado ao artesanato com a palha de milho, curso com extrema importância, na agricultura, pois como geralmente a palhas são descartadas ou utilizadas para outros fatores, com a disponibilização do curso de conhecimento técnico, além dos materiais, serem reutilizados, as nossas agricultoras irão gerar renda”, relatou.

Geania ressaltou ainda que o trabalho impacta na economia da cidade e nos diversos setores da sociedade. “Esse trabalho impacta diretamente tanto a agricultura como a base econômica do município, como nos diversos os setores da sociedade, como educação e cultura.” Disse anunciando que em breve serão realizadas feira de exposição, dado como exemplo a localidade Gameleira.
Na finalização do curso realizado neste último sábado, dia 30, no auditório da Prefeitura Municipal, ficou definido entre as alunas que o próximo curso a ser promovido será com fibras de carnaúba, no mês de junho.
Estiveram presentes no encerramento, além da secretária Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Vera Mendes, Geania Sousa, a secretária de Assistência Social, Domingas Edna, profissionais do Senar, servidores da pasta, e o público alvo que são as agricultoras do município.
Mais fotos