Saúde de Vera Mendes lança campanha pelo uso racional de medicamentos

Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos — data criada para conscientizar e orientar a população quanto aos riscos inerentes à utilização das medicações —, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes, por meio da Secretaria de Saúde promoveu nesta última quinta-feira, 5 de maio, a abertura da Campanha de conscientização.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente entre a população. Neste quesito, a compra sem prescrição também engrossa a estatística, juntamente com a compra de quantidades acima do que será necessário para o tratamento determinado.

Com intuito de conscientizar e manter a população informada acerca do tema, a Secretaria de Saúde realizou um encontro na Unidade Básica de Saúde, Carlos Hermógenes da Silva, para orientar a comunidade sobre os riscos à saúde causados pela automedicação, a maneira correta de utilizar e descartar os medicamentos.

Durante o evento, a farmacêutica Suellen Martins promoveu uma palestra com o tema “Uso Racional de Medicamento”, que abordou com a comunidade sobre os riscos causados à saúde pelo uso indevido e incorreto de medicamentos e automedicação. “O principal motivo é preservar a saúde e a vida. Se automedicar, ou sugerir o uso de medicamentos quando não se é habilitado para isso, pode resultar em sérias consequências, tais como alergias, interações medicamentosas, agravamento da doença ou surgimento de outras. O uso irracional de medicamentos pode levar à dependência química e, em casos mais graves, à morte. Ademais, quanto ao descarte inadequado, que também faz parte desse conceito, essa ação pode colocar em risco outras pessoas. Ao jogar medicamentos em lixo comum, ou em pias e vasos sanitários, pode contaminar o solo, a rede de esgoto, água, leitos de rios, entre outros.” Destacou.

A médica do município, dra. Tamirys Coelho, também enalteceu sobre a importância da campanha. “Fico muito feliz em ver que a equipe de saúde e a comunidade se juntam para discutir prevenção e promoção da saúde, e essa ação de hoje é bastante importante para pensarmos no uso racional das medicações. Cada vez mais o médico de atenção primária se depara com hipermedicalização, o uso incorreto das medicações, sugeridas por pessoas que não são profissionais da saúde. Agora, com a equipe unida e cada vez mais próxima dos usuários, esses problemas serão reduzidos gerando uma melhor saúde da comunidade e diminuindo custos desnecessários”. Disse.

Na ocasião, a enfermeira Marina Luz propiciou um momento de conversas e troca de informações com os presentes. “Participar de um momento como esse, e poder ver a população tirando suas dúvidas e compartilhando suas experiências, foi muito gratificante para mim”. Relatou.

O evento foi marcado também, pela implantação na Unidade Básica de Saúde Carlos Hermógenes da Silva,  de um ponto de coleta de medicamentos vencidos e também a implantação do calendário posológico. A iniciativa visa garantir maior adesão ao tratamento, facilitando o entendimento a forma de utilização dos medicamentos prescritos com as devidas orientações.

Estiveram presentes no encontro, a secretária de Saúde, Andreia Sampaio, profissionais e servidores da Saúde, os vereadores, Hermógenes Oliveira, José Aires e Mauro Rocha, e comunidade em geral.

Fotos;

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support