Município de Vera Mendes tem decreto de situação de emergência reconhecido pelo Governo Estadual e Federal

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta segunda-feira, dia 23 de maio, através da portaria n.º 1.573, situação de emergência no município de Vera Mendes — PI, devido à estiagem.

Com a concessão da situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, o município está apto a solicitar recursos por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

Vale destacar, que para ser reconhecido situação de emergência no município, a administração municipal, que tem a frente o prefeito Dr. Carlim, decretou situação de emergência em toda extensão territorial do município, através do decreto n.º 009/2022.

Prefeitura de Vera Mendes – Vera Mendes – PI

Conforme os relatórios técnicos obtidos pelo INMET, o município apresentou um baixo índice pluviométrico desde o mês fevereiro, o que se protelou no mês de março para uma anormalidade sem ocorrências de chuvas satisfatórias e constatando-se a existência de situação anormal provocada pela estiagem.

Nesse contexto, foi constatado através dos dados meteorológicos e observatórios em campo, que a falta de chuvas ocasionou diversos danos as fontes de água, e que os poços artesianos têm perdido seu potencial para abastecimento, dificultando até mesmo a chegada da água potável às famílias que dependem do abastecimento de cisternas.

O prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, informou que em decorrência da estiagem, ocorreu uma redução considerável na produção agrícola, colocando em risco a produção animal, principais atividades econômicas do município, sendo em que 68% da população do município reside na zona rural e dependem da agricultura. “Em função disso, pode-se constatar que a estiagem está resultando em elevado prejuízo econômico, além dos prejuízos que acometem a área rural e consequentemente atinge o comércio local, comprometendo a capacidade de resposta do município e a necessidade da intervenção federal. Quero destacar ainda, o excelente trabalho de toda equipe da secretaria municipal de agricultura, na pessoa da engenheira agrônoma e secretária Genia Sousa, bem como, a Condec, representado pelo senhor Miqueias Dias, desde o ano de 2021.” Destacou.

Prefeito de Vera Mendes — PI, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim.

A secretária Municipal de Agricultura, Recursos Hídrico e Meio Ambiente de Vera Mendes, Genia Sousa, realçou que os impactos da estiagem tem afetado diretamente a economia do município, firmada nas atividades agrícolas, pecuária e a apicultura, e a baixa média pluviométrica da safra 2022, afetou toda a cadeia. “No que tange a agricultura tivemos uma perda de 60% da produção do feijão e 75% da produção do milho, ainda, foi relatado pelos apicultores que a florada apícola não teve produção satisfatória para a alimentação das abelhas e produção do mel, resultando também na perca de enxames pela escassez de alimento.” Disse.

Secretária Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Vera Mendes, Geania Sousa.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support