Durante todo o mês de setembro, (mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida), a Prefeitura Municipal de Vera Mendes — PI, em uma ação conjunta entre as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, atividades alusivas a campanha setembro amarelo.
A mobilização criada no Brasil, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), tem como objetivo conscientizar a população a respeito do suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo.
Na cidade de Vera Mendes, equipes das três pastas envolvidas desenvolveram com alunos das escolas municipais, grupos atendidos pela assistência social e o público da saúde, palestras e rodas de conversas de conscientização e sensibilização a temática.
Em todas as ações desenvolvidas na zona urbana e rural, equipes de multiprofissionais, e as secretárias Domingas Edna (Assistência Social), Andreia Sampaio (Saúde), e Elisângela Marques (educação), estiveram participando ativamente da iniciativa.
O encerramento da campanha aconteceu nesta última sexta-feira, dia 29 de setembro, com a realização de palestras na Unidade Escolar Maria Vitória, com profissionais das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.
Na oportunidade, a terapeuta, reflexo terapeuta e especialista em hipinose clinica, Miriam Costa, ministrou uma palestra acerca da temática.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Domingas Edna, falou sobre a campanha. “A campanha possibilita informar quanto aos canais de ajuda e pontos de atenção no município no cuidado a Saúde Mental e mobilizar as pessoas na prevenção e valorização da vida. Através do empenho das equipes, a ação se mostrou efetiva, atingindo os principais segmentos da sociedade.” Disse.
Andréia, secretária Municipal de Saúde, informou as atividades foram desenvolvidas com o público geral atendido pela pasta. “Realizamos durante todo o mês ações de conscientização para essa temática tão importante que é a prevenção ao suicídio, uma oportunidade para falar e agir em prol da saúde mental, pois impacta diretamente no bem-estar e na qualidade de vida da nossa população.” Frisou.
A gestora da Educação, Elisângela Marques, destacou que todos os alunos das escolas José de Andrade Maia, Luís Jose de Sousa e Maria Vitória foram mobilizados. “Trabalhar a campanha Setembro Amarelo nas escolas é fundamental e essencial para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e incentivar os alunos a buscarem ajuda quando necessário”. Relatou.
Fotos;