IX Semana do Bebê mostra cuidados com a primeira infância em Vera Mendes – PI

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, por meio das Secretarias Assistência Social, Saúde, Educação, em parceria com a Articulação do Selo UNICEF Conselhos Setoriais, realizou nesta última quarta-feira, 05, cerimonia de abertura do IX Semana do Bebê.

O evento, realizado no auditório da Escola Maria Vitória, tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da promoção e garantia dos direitos das crianças, reforçando a importância de iniciativas, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento até os 6 anos.

Abrindo oficialmente o evento, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Domingas Edna, recepcionou a todos os presente. “Hoje estamos dando início a Semana do Bebê, e é uma alegria estar aqui com vocês, essa semana será de muitas ações, na sede do município e também na zona rural, com uma programação bem recheada e conto com a participação de todos.”

Presente na cerimônia, o prefeito de Vera Mendes, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, falou sobre a importância da semana do bebê. “Estamos na nona semana do bebê, sabemos que é muito importante não só durante, mas em todo o tempo estarmos cuidando de nossas crianças, no entanto, estamos nesta semana intensificando as ações em parceria com as Secretarias Municipais inovando, orientando e cuidando.” Disse.

Durante a abertura, foram realizadas apresentações culturais com o Balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o desfile da fofura com crianças da 3 a 5 anos, e a entrega de brindes e lembranças.

Além disso, a saúde municipal ofertou atendimentos especializados como acuidade visual, nutricional, fonoaudiológica e desenvolvimento neuropsicomotor.

Também estiveram participando da abertura, os vereadores Chiquim de Adão, Sandro Borges e Jean de Sousa, as secretárias Elisângela Marques de Educação, Andreia Sampaio de Saúde, Geania Sousa de Agricultura, profissionais das pastas e a comunidade em geral.

Dando prosseguimento, na quinta-feira, 06, foram desenvolvidas atendimentos especializados da saúde nas escolas da zona rural, Luís José de Sousa (Sítio do Meio) e Matias Francisco do Nascimento (Cantofre), e oferecido um espaço para Brinquedoteca e atividades recreativas.

Na sexta-feira, foi realizada uma palestra na Escola Maria Vitória, voltada para os pais de alunos. No mesmo dia, a odontóloga do município promoveu atendimentos bucais com os alunos.

No sábado, 8, com objetivo de fortalecer o vínculo afetivo e evidenciar a beleza das gestantes na primeira fase da maternidade, foi disponibilizado um Ensaio Fotográfico Profissional para as futuras mamães do município.

Ensaio Fotográfico — Ensaio Fotográfico com Gestantes na IX Semana do Bebê em Vera Mendes — PI

Fotos;