Prefeitura de Vera Mendes – PI desenvolve atividades de conscientização e oferta exames preventivos durante a campanha outubro rosa

No decorrer de todo mês, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes — PI, gestão “União, Trabalho e Transparência”, do prefeito Carlos José da Silva, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu diversas ações em alusão a campanha “Outubro Rosa”, voltado para a prevenção e conscientização ao câncer de mama.

O objetivo é conscientizar o público feminino e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do câncer de colo do útero, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No município, as ações de prevenção voltado para as mulheres são realizados durante todo o ano, mas durantes o mês de outubro, as atividades são intensificadas.

Ao longo de 31 dias, a gestão municipal realizou na UBAS do município Carlos Hermógenes, e nas UBS’s São José e Jiboia atividades de conscientização como palestras e oficinas, e a oferta atendimentos médicos especializados, como triagem e exames preventivos.

Nesta última semana, foi realizada na Unidade Básica de Saúde São José, a culminância da campanha. Na ocasião, foram ministradas palestas com o público alvo acerca da temática com a enfermeira, Ana Danusia, com Nutricionista, Carla Gabriele, atendimentos médicos, distribuídos brindes e servido lanche para todos os presentes.

A secretária Municipal de Saúde de Vera Mendes, Andreia Sampaio, falou sobre campanha. “A melhor solução é a prevenção, ficamos felizes em ver a grande participação do público feminino, buscando atendimento de saúde, sendo orientadas, e o nosso intuito é esse, garantir o bem-estar da população”, disse.

Andréia informou ainda que durante a campanha foram disponibilizados mais de 80 exames de mamografia. “Além das atividades de concretização, ofertamos para nossas pacientes, locomoção e exames de mamografia, realizados na oportunidade na cidade de Picos. Até o momento já foram realizados mais de quarenta exames, mais até concluir todo o público serão mais de oitenta.” Acrescentou Andréia.

Fotos;