Com a proposta real de efetivar um canal de interlocução entre as demandas da comunidade e os serviços prestados pela gestão municipal, a Prefeitura de Vera Mendes — PI, implantou o Sistema de Ouvidoria, mecanismo de escuta, sugestões, solicitações, denúncias e reclamações sobre os serviços públicos.
Pouco mais de 1 ano após a implantação, o município foi certificado como uma das melhores ouvidorias do estado. Na manhã desta sexta-feira (04), representando a cidade de Vera Mendes, a Ouvidora Municipal, Fernanda Campos, participou de encontro sobre a criação e efetivação das ouvidorias no estado do Piauí.
O evento realizado na sede do Ministério Público do Estado do Piauí, na zona leste de Teresina, teve como tema “Diálogo Com O Ouvidor”, foi organizado por meio da Ouvidoria e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), órgãos do MPPI, e da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
Durante o encontro, Vera Mendes e mais 64 municípios do estado receberem o certificado em reconhecimento e estímulo ao direito de participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública.
A abertura da programação foi realizada pela chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça do Estado do Piauí, a promotora de Justiça Cláudia Seabra.
Na oportunidade, a Ouvidora Geral do MPPI, a procuradora de Justiça Teresinha Borges; os promotores de Justiça Nivaldo Ribeiro e Sinobilino Pinheiro e o Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, José Maria Gomes, apresentaram ao público presente informações diversas acerca do papel do MPPI na implementação das ouvidorias; da parceria entre o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor e a Ouvidoria e do “Sistema Fala.Br”.
O presidente da APPM, Paulo César, também compareceu ao evento e apresentou informações relativas ao trabalho desenvolvido em parceria com o MPPI.