A Prefeitura Municipal de Vera Mendes — PI, por meio Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio das demais secretarias e do NUCA, realizou durante os dias 28 e 29 de novembro, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Com o tema, “Situação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violação e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de Proteção Integral, com respeito à diversidade”, a mobilização tem como objetivo promover diálogos e palestras voltadas para a garantia dos direitos que resguardam as crianças e adolescentes.
A abertura oficial foi realizada na noite desta terça-feira, dia 29 de novembro, no auditória do Prefeitura Municipal, reunindo autoridades como a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Domingas Edna, o vice-prefeito, Valderito Martins, os vereadores Jean Sousa, Chiquinho de Adão e Sandro Borges, as secretárias Elisângela (Educação), Andreia (Saúde) e Geania (Agricultura), profissionais das pastas, membros da sociedade civil, sindicatos, igrejas, conselhos e a comunidade em Geral.
A Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e mobilizadora do Selo Unicef, Mariana Campos, abriu oficialmente o evento. “Durante dois dias estaremos reunidos para discutir politica públicas com foco nas crianças e adolescentes do nosso município.” Frisou.
O vice-prefeito do município, Valderito Martins, que esteve representando o prefeito Dr. Carlim, falou sobre a importância da conferência. “A conferência é necessária para avaliar tudo o que está sendo feito até o momento, como também medidas e ações necessárias para serem colocadas em prática, considerando todo o período da pandemia. Estamos muito focados em continuar investindo e executando mais políticas que garantam bem-estar, direitos e proteção de crianças e adolescentes. Cuidar deles é cuidar do nosso futuro”. Disse.
A assistente Social do Município, disse que a Conferência é um momento para avaliar como estão as políticas públicas da criança e do adolescente. “Dizer que hoje, o município de Vera Mendes realiza sua oitava conferência dos direitos da criança e do adolescente, uma oportunidade para avaliar como estão as políticas públicas e as garantias de direito com esse público tão importantes.” Relatou.
Na ocasião, foram realizadas apresentações com as crianças e adolescentes atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e pelos jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes — NUCA.
Em seguida, a integrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes, Fábia Sousa, realizou a leitura do regimento interno da conferência, que foi aprovado por unanimidade pelos presentes.
O segundo dia de conferência, foi marcado inicialmente pela palestra magna, proferida na oportunidade pelo conferencista, Lucas Coelho, que explanou sobre o temática geral da conferência.
Durante a palestra, Lucas trabalhou cinco eixos temáticos, que visam qualificar a avaliação de políticas públicas sobre direitos das crianças e adolescentes ao longo da pandemia, e as formas de garantir direitos integrais.
Logo após, foi realizado a divisão de grupos para discussão dos eixos temáticos elaborados, seguindo da apresentação e aprovação.
Encerrando o encontro, aconteceu a eleição dos delegados que participarão da conferência estadual representando o município, seguido da entrega de certificados.