Vera Mendes — PI avança e alcança categoria B no ICMS Ecológico

Em virtude do excelente trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Vera Mendes — PI, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em prol do desenvolvimento sustentável relacionado ao meio ambiente, o município avançou e conquistou o Selo B do ICMS Ecológico, concedido SEMAR.

De acordo com a classificação divulgada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí na edição desta quarta-feira (07) do Diário Oficial do Estado, Vera Mendes pontuou em cinco, dos nove critérios de elegibilidade, e atingiu um total de 128 pontos, sendo assim certificado com selo na categoria B.

A cidade, que havia conseguido o selo C em 2021, avança ao conquistar o Selo B, o que comprova que a administração municipal tem realizado boas práticas ambientais e faz uma gestão adequada de seus recursos naturais.

O prefeito Dr. Carlim, disse estar feliz com o resultado alcançado, e que a meta agora é conseguir o ‘Selo A’ em 2023. “Conseguimos elevar o nosso ICMS Ecológico da categoria C para B e isso é resultado de foco na sustentabilidade e nas políticas ambientais, e nosso objetivo agora será o sela A para o próximo ano.” Disse o gestor.

IMCS Ecológico

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. Não é um novo imposto, mas sim a introdução de novos critérios de redistribuição de recursos do ICMS, que reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support