Campanhas Janeiro Roxo e Branco alertam para combate à hanseníase e cuidado com a saúde mental em Vera Mendes — PI

Em janeiro, as cores roxo e branco dão o tom de duas campanhas super importantes de conscientização sobre a importância do combate à hanseníase e os cuidados com a saúde mental, e respectivamente, a Prefeitura de Vera Mendes — PI, desenvolveu uma programação especial em alusão as campanhas nacionais.

Promovida através das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, durante todo o mês foram desenvolvidas diversas ações de prevenção e conscientização sobre as campanhas, com o intuito de a orientar e conscientizar a população.

Nesta última semana as ações foram intensificadas, quando foram realizadas na Unidade Básica de Saúde Carlos Hermógenes de Oliveira, na sede municipal, na Unidade Básica de Saúde da comunidade Jiboia, e no Auditório da Prefeitura, palestras, rodas de conversas e atividades lúdicas acerca das temáticas.

Estiveram participando da mobilização, o vice-prefeito, Valdeiro Martins, o Caçulinha, a primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Domingas Edna, a Secretária de Saúde, Andréia Sampaio, Elisângela Marques, secretária de Educação, profissionais das pastas, e o público alvo.

Janeira Branco

A Campanha Janeiro Branco iniciou em 2014 e tem como objetivo conscientizar e informar a sociedade sobre as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. Segundo o Ministério da Saúde, a escolha do mês e da cor se deu porque no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Janeiro Roxo

A Campanha Janeiro Roxo oficializada em 2016 pelo Ministério da Saúde visa chamar a atenção da população para a Hanseníase e esclarecer sobre sintomas, prevenção e tratamento da doença. A Hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Dados do Governo Federal apontam que o Brasil ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos de Hanseníase, ficando atrás somente da Índia.

Fotos;

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support