A Prefeitura Municipal de Vera Mendes — PI, por meio da Secretaria de Educação, realizou durante os dias 24, 27, 28 de fevereiro e 1 de março, a Jornada Pedagógica, um evento que reuniu professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, que abre oficialmente o ano letivo de 2023 na Rede Pública do município.
Com o tema, “Educação para Todos: Desafios e Possibilidades”, a jornada que tem em vista debater as políticas educacionais e discutir estratégias para o ensino de qualidade, foi realizada na Escola Municipal Maria Vitória, onde os participantes tiveram acesso a palestras, oficinas e debates sobre diversos temas relacionados à educação.
As atividades tiveram início no dia 24 de fevereiro, com uma reunião pedagógica envolvendo Diretores, Coordenardes, e Secretários Escolares, seguindo no dia 25, com uma formação com a equipe de nutrição, tendo como publico alvo, merendeiras e produtores da agricultura familiar do município.
No dia 28, foi realizada uma especialização do programa capacitação de atendimentos pré-hospitalar — PAPEHPE, para os profissionais da educação, professores, merendeiras, zeladoras, vigias, motoristas e monitores.
O Oficial da Reserva do CBMDF, José Arnaldo, que desenvolveu a capacitação, falou sobre o programa. “É com prazer que estamos informando todos os professores sobre a importância dos primeiros socorros ao nível de escola, conforme a Lei Lucas, que obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros”. Relatou.
Encerrando o cronograma de atividades, no dia 01, aconteceu a cerimônia apresentação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência — PROERD, uma parceria da Prefeitura de Vera Mendes, em parceria com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Educação, Justiça e Cidadania.
A solenidade reuniu autoridades municipais como o prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, o vice-prefeito Valderito Martins, a Secretária de Educação, Elisângela Marques, e representantes da Polícia Militar do Estado do Piauí, como o Major Erivan David, o Gesiel Sobrinho, o Capitão Montgomery Lira, e os Cabos João Costa e Francisca Paula, dentre outros.
O coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no Estado, Major Gesiel Sobrinho, explicou sobre o programa. “Estamos com muita felicidade efetuando o lançamento programa educacional de resistência às drogas e à violência aqui em Vera Mendes, desenvolvendo quatro currículos, destinadas a crianças do primeiro ao quarto ano, e do quinto, sexto e sétimo especificamente, e adulto, que visa a prevenção ao uso de drogas e situações de violências. O programa será aplicado durante dez semanas, depois disso realizaremos uma cerimônia de formatura onde os alunos além de apresentarem os conhecimentos que aprenderem também são certificados e fazem um juramento a permanecerem longe das drogas.” Disse.
No mesmo dia, também foi promovida uma palestra pela Conferencista, Jusselia Santos, que na ocasião abordou sobre o tema, “Como Educar com Música”, seguida da apresentação do novo Sistema de Ensino, e do planejamento pedagógico.
O prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, destacou a importância da Jornada Pedagógica. “Este é um momento especial para todos os profissionais da educação, pois representa uma oportunidade única de aprimoramento e reflexão sobre a prática pedagógica, uma etapa fundamental para o planejamento e desenvolvimento das ações educacionais ao longo do ano letivo.” Frisou.
Dr. Carlim também enalteceu sobre a importância da implantação do programa educacional de resistência às drogas e à violência no município. “Será ótimo para um município, um programa que será desenvolvido na grade curricular, onde culminaremos com uma festa de formação muito bonita, que terá a participação do grupo de múcica da polícia miliar. Esse é o nosso segundo convênio com a PM, o primeiro foi a questão do grupamento, o segundo é a questão do monitoramento eletrônico, o qual estamos tentando ampliar para levar a zona rural, e o terceiro trata-se do pelotão mirim cidadão para ser desenvolvido no município.” Relatou.
O gestor falou ainda sobre outros assuntos pertinentes a educação municipal. “Fizemos de tudo para as aulas ter iniciado antes, mas por conta da realização do processo seletivo devido à solicitação de adequação do Tribunal de Contas, tivemos um pequeno atraso. Temos ainda o problema do transporte escolar, onde devido à idade dos carros o referido tribunal, determinou a suspensão do edital para adequação, mas já tiveram empresas secionadas e aguardamos para a contratação, porém devido a esse imbróglio algumas unidades escolares serão prejudicas, mas muito em breve solucionaremos. Outro ponto importante a se destacar, é o reajuste salarial dos professores, já estamos fazendo o estudo do impacto financeiro, e até o fim do mês de março estaremos anunciando.” concluiu.
Para a secretária de educação, Elisângela Marques, a Jornada Pedagógica é um momento muito importante para a preparação dos professores e gestores escolares. “Nós acreditamos que a educação de qualidade é um direito de todos os alunos, e para isso é fundamental que os professores estejam preparados e capacitados para enfrentar os desafios do dia a dia”, destacou.
Elisângela destacou também os bons desempenhos alcançados pelo município através da educação, como os Prêmios Gestor Educador e Selo UNDIME, pelo desenvolvimento de políticas públicas que impactaram positivamente na qualidade da educação, e o excelente desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Fotos;