Jornada Pedagógica prepara profissionais da educação em Vera Mendes — PI e PROERD é implantado no município

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes — PI, por meio da Secretaria de Educação, realizou durante os dias 24, 27, 28 de fevereiro e 1 de março, a Jornada Pedagógica, um evento que reuniu professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, que abre oficialmente o ano letivo de 2023 na Rede Pública do município.

Com o tema, “Educação para Todos: Desafios e Possibilidades”, a jornada que tem em vista debater as políticas educacionais e discutir estratégias para o ensino de qualidade, foi realizada na Escola Municipal Maria Vitória, onde os participantes tiveram acesso a palestras, oficinas e debates sobre diversos temas relacionados à educação.

As atividades tiveram início no dia 24 de fevereiro, com uma reunião pedagógica envolvendo Diretores, Coordenardes, e Secretários Escolares, seguindo no dia 25, com uma formação com a equipe de nutrição, tendo como publico alvo, merendeiras e produtores da agricultura familiar do município.

No dia 28, foi realizada uma especialização do programa capacitação de atendimentos pré-hospitalar — PAPEHPE, para os profissionais da educação, professores, merendeiras, zeladoras, vigias, motoristas e monitores.

O Oficial da Reserva do CBMDF, José Arnaldo, que desenvolveu a capacitação, falou sobre o programa. “É com prazer que estamos informando todos os professores sobre a importância dos primeiros socorros ao nível de escola, conforme a Lei Lucas, que obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros”. Relatou.

Encerrando o cronograma de atividades, no dia 01, aconteceu a cerimônia apresentação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência — PROERD, uma parceria da Prefeitura de Vera Mendes, em parceria com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Educação, Justiça e Cidadania.

A solenidade reuniu autoridades municipais como o prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, o vice-prefeito Valderito Martins, a Secretária de Educação, Elisângela Marques, e representantes da Polícia Militar do Estado do Piauí, como o Major Erivan David, o Gesiel Sobrinho, o Capitão Montgomery Lira, e os Cabos João Costa e Francisca Paula, dentre outros.

O coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no Estado, Major Gesiel Sobrinho, explicou sobre o programa. “Estamos com muita felicidade efetuando o lançamento programa educacional de resistência às drogas e à violência aqui em Vera Mendes, desenvolvendo quatro currículos, destinadas a crianças do primeiro ao quarto ano, e do quinto, sexto e sétimo especificamente, e adulto, que visa a prevenção ao uso de drogas e situações de violências. O programa será aplicado durante dez semanas, depois disso realizaremos uma cerimônia de formatura onde os alunos além de apresentarem os conhecimentos que aprenderem também são certificados e fazem um juramento a permanecerem longe das drogas.” Disse.

No mesmo dia, também foi promovida uma palestra pela Conferencista, Jusselia Santos, que na ocasião abordou sobre o tema, “Como Educar com Música”, seguida da apresentação do novo Sistema de Ensino, e do planejamento pedagógico.

O prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, destacou a importância da Jornada Pedagógica. “Este é um momento especial para todos os profissionais da educação, pois representa uma oportunidade única de aprimoramento e reflexão sobre a prática pedagógica, uma etapa fundamental para o planejamento e desenvolvimento das ações educacionais ao longo do ano letivo.” Frisou.

Dr. Carlim também enalteceu sobre a importância da implantação do programa educacional de resistência às drogas e à violência no município. “Será ótimo para um município, um programa que será desenvolvido na grade curricular, onde culminaremos com uma festa de formação muito bonita, que terá a participação do grupo de múcica da polícia miliar. Esse é o nosso segundo convênio com a PM, o primeiro foi a questão do grupamento, o segundo é a questão do monitoramento eletrônico, o qual estamos tentando ampliar para levar a zona rural, e o terceiro trata-se do pelotão mirim cidadão para ser desenvolvido no município.” Relatou.

O gestor falou ainda sobre outros assuntos pertinentes a educação municipal. “Fizemos de tudo para as aulas ter iniciado antes, mas por conta da realização do processo seletivo devido à solicitação de adequação do Tribunal de Contas, tivemos um pequeno atraso. Temos ainda o problema do transporte escolar, onde devido à idade dos carros o referido tribunal, determinou a suspensão do edital para adequação, mas já tiveram empresas secionadas e aguardamos para a contratação, porém devido a esse imbróglio algumas unidades escolares serão prejudicas, mas muito em breve solucionaremos. Outro ponto importante a se destacar, é o reajuste salarial dos professores, já estamos fazendo o estudo do impacto financeiro, e até o fim do mês de março estaremos anunciando.” concluiu.

Para a secretária de educação, Elisângela Marques, a Jornada Pedagógica é um momento muito importante para a preparação dos professores e gestores escolares. “Nós acreditamos que a educação de qualidade é um direito de todos os alunos, e para isso é fundamental que os professores estejam preparados e capacitados para enfrentar os desafios do dia a dia”, destacou.

Elisângela destacou também os bons desempenhos alcançados pelo município através da educação, como os Prêmios Gestor Educador e Selo UNDIME, pelo desenvolvimento de políticas públicas que impactaram positivamente na qualidade da educação, e o excelente desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Fotos;

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support