Visando aprimorar a alimentação escolar, a Prefeitura de Municipal de Vera Mendes — PI, por meio da Secretaria de Educação, promoveu no dia 27 de fevereiro, uma reunião com os produtores da agricultura familiar do município e com as Merendeiras e auxiliares que atuam nas escolas do município.
No primeiro encontro, realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura, voltado produtores da agricultura familiar, foram discutidas alternativas para a participação dos agricultores na alimentação escolar, bem como os cuidados no plantio de alimentos, o escalonamento do sistema de produção.
Em Vera Mendes, a alimentação escolar, é fornecida por meio do vínculo e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, responsável por oferecer, além da alimentação, ações de educação alimentar e nutricional, entre outras ações para os estudantes da rede pública de ensino.
Durante o encontro, a Nutricionista da alimentação escolar, Acsa Denise Silva Luz, e a secretária de Agricultura, Geania de Sousa, ministraram palestras com os temas, “A agricultura Familiar no PNAE” e “Do campo ao Prato: A Agricultura Familiar e sua contribuição na alimentação escolar”.
Na oportunidade, a integrante da Comissão Permanente de Licitação do município, Fernanda Silva Sousa, falou sobre a Chamada pública, explicando sobre seu funcionamento, documentos necessários e datas, explicando sobre o processo de chamada pública e tirando dúvidas dos agricultores presentes.
Logo em seguida, iniciou-se uma reunião com as de Merendeiras e auxiliares que atuam nas escolas do município, para capacitação, formação e aperfeiçoamento das mesmas visando o melhor desempenho de suas funções na alimentação escolar.
Na ocasião, a Nutricionista da alimentação escolar, Acsa Denise Silva Luz, abordou cuidados necessários para oferecer uma alimentação segura e de qualidade, entre os quais: boas práticas de produção, alimentos, apresentação da resolução 06/2020, informações sobre a realidade local e pontos práticos, dados da avaliação de estado nutricional dos estudantes, importância da higiene pessoal e ambiental.
Por fim, abriu-se espaço para participação, questionamentos e sugestões das merendeiras, sendo ainda distribuídos Kits com uniforme e Equipamentos de Proteção individual.
A secretária de Educação, Elisângela Marques, destacou que o encontro foi fundamental para esclarecer dúvidas e oferecer orientações. “É importante a realização de reuniões para alinhar os objetivos e desenvolver as atividades de maneira correta, garantindo a segurança alimentar dos alunos que fazem suas refeições nas escolas”. Disse.
Fotos;