Plenária de saúde em Vera Mendes — PI discute melhorias para o SUS

A Prefeitura de Vera Mendes — PI, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira, dia 24 de março, a primeira plenária de saúde da cidade, reunindo autoridades locais e representantes da sociedade civil, cujo objetivo é discutir políticas públicas para a melhoria do sistema de saúde no município.

O evento que abordou o tema, “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia, Amanhã Vai Ser Outro Dia”, foi realizado no auditório da prefeitura Municipal. No encontro, foram discutidos assuntos relevantes para o avanço da saúde no município, e a escolha dos representantes do município para a IX Conferência Estadual de Saúde.

A Coordenadora da Atenção Básica, Emanuelly Pessoa, que conduziu a plenária, realçou que a iniciativa visa formular e avaliar políticas públicas, visando diálogo e à cooperação institucional entre o poder público e a sociedade, garantindo a participação e o controle social na elaboração e gestão das políticas públicas no município.

Na abertura, a secretária de saúde de Vera Mendes, Andreia Sampaio, destacou a importância do evento para a cidade. “Essa plenária é um momento de diálogo entre a gestão e a população, onde podemos ouvir as demandas da comunidade e trabalhar para atendê-las. A saúde é uma prioridade para a Prefeitura e estamos empenhados em melhorar o atendimento à população”, afirmou.

Em seguida, a presidente do Conselho Municipal de Saúde do município, Fernanda Campos, realizou a leitura do Regimento Interno da Plenária Municipal de Saúde, para todos os presentes, cuja finalidade é definir a organização dos trabalhos.

Na ocasião, a conferencista, DRª Ana Danúsia, ministrou uma palestra que abordou a temática geral da plenária, elucidando sobre a importância de garantir os direitos e defender o Sistema Único de Saúde — SUS.

Posteriormente, o palestrante Dr. Thiago Carvalho, promoveu outra conferência, explanando sobre o papel do controle social, que busca participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

Após as palestras, divididos em grupos, os representantes do poder público municipal, da sociedade civil organizada, usuários dos serviços e trabalhadores de saúde formularam propostas para a melhoria dos serviços voltados para saúde mental.

Ao final, as propostas foram apresentadas, e os delegados, e suplentes que irão representar o município nos eventos sobre o tema ao nível estadual foram escolhidos por meio de eleição.

Informações e fotos fornecidas por Mariana Campos, veja mais imagens;

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support