Prefeito de Vera Mendes — PI se reúne com Governador Rafael Fonteles e trata sobre educação, saúde e segurança pública

Nesta última terça-feira, dia 02 de maio, o prefeito de Vera Mendes, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, como é popularmente conhecido, se reuniu com o Governador do Estado do Piauí, Rafael Fontelas, para discutir questões relacionadas à educação, saúde e segurança pública para o município e toda à região.

A reunião aconteceu no Palácio de Karnak, em Teresina, e contou com a presença de representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública do Estado, do prefeito de Vera Mendes, e demais gestores dos Territórios Carnaubais, Chapada das Mangabeiras, Chapada Vale do Rio Itaim, Entre Rios e Vale do Rio Guaribas.

O objetivo do encontro foi discutir formas de melhorar a qualidade dos serviços nessas áreas no município e na região. Rafael Fonteles disse que considerará as solicitações feitas pelos gestores, que conhecem a realidade e as necessidades da população de cada município, e ressaltou que a prioridade é finalizar obras já em andamento nos municípios e no segundo semestre será lançado um programa nos moldes do PRO Piauí.

No encontro, Rafael Fonteles tratou sobre o Pacto Pelas Crianças do Piauí e convidou os gestores municipais a aderirem ao programa que visa ao atendimento integral das crianças de 0 a 6 anos. No projeto, o Estado, em trabalho colaborativo, irá contribuir com apoio técnico e financeiro para a realização de diversas ações, a exemplo do fortalecimento do Programa de Alfabetização no Tempo Certo, construção de brinquedopraças, kits creches e a Carretinha da Saúde, que levará aos municípios serviços oftalmológicos, odontológicos, audiometria e o fortalecimento do programa de vacinas para o público da primeira infância.

Também na área da saúde, o governador falou das novidades que estão sendo implantadas com a telessaúde, já em execução experimentalmente em Piripiri. De acordo com Fonteles, a meta é expandir o programa, permitindo que os municípios passem a oferecer consultas com médicos em oito especialidades diferentes por meio de videoconferências. O programa também prevê a construção de centros de exames, com entrega de resultados em até quatro minutos, o que pode reduzir em até 50% as internações nos hospitais regionais.

Além disso, ações em outras áreas também foram tratadas na reunião, a exemplo da segurança.

Durante a reunião, o Prefeito Dr. Carlim destacou a importância do apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento de Vera Mendes e de toda a região. Ele ressaltou que a parceria entre a Prefeitura e o Governo é fundamental para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população. “Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com o Governo do Estado para garantir uma educação de qualidade, atendimento médico e hospitalar eficiente e uma segurança pública que garanta a tranquilidade e bem-estar da nossa população. Acreditamos que a união entre as esferas governamentais é fundamental para o desenvolvimento de Vera Mendes e de toda a região. Por isso, estamos empenhados em buscar soluções conjuntas para as demandas apresentadas e trabalhar incansavelmente para melhorar a vida dos nossos munícipes.” Disse.

Também participaram da reunião os prefeitos de Alegrete do Piauí, Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha, Novo Santo Antônio, Água Branca, Assunção do Piauí, Alagoinha do Piauí, Aroeiras do Itaim, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Campo Grande do Piauí, Fronteiras, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Paulistana, São João da Serra, São Miguel do Tapuio, São José do Piauí, Sebastião Barros, Sigefredo Pacheco, e Vila Nova do Piauí.