Na manhã desta sexta-feira, dia 2 de maio, aconteceu um evento que promoveu o intercâmbio entre idosos do Centro de Referência de Assistência Social de Vera Mendes e Itainópolis, no estado do Piauí. Além disso, gestores da Assistência Social, o prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, também estiveram presentes para acompanhar as atividades.
O evento foi realizado na cidade de Vera Mendes, no anexo Serviço de Convivência, e teve como intuito promover o intercâmbio entre idosos de dois municípios, para que pudessem compartilhar experiências e participar de atividades que estimulassem a socialização, a criatividade e a autoestima.
A iniciativa contou com a participação da psicóloga Ala Nani, que promoveu uma dinâmica para os idosos, do professor e capoterapeuta Jairo Costa, que realizou atividades físicas para os participantes, e do cantor Gerson Silva, que animou o público com muito forró.
Inicialmente a psicóloga de Vera Mendes, Ala Nani, promoveu uma dinâmica com o estimular a socialização, a criatividade e a autoestima dos idosos. A psicóloga desenvolveu atividades como dança, cânticos, e dança, proporcionando momento de diversão e animação.
Já as atividades físicas foram conduzidas pelo professor e capoterapeuta Jairo Costa, que tem se mostrado muito benéfica para a saúde dos idosos, contribuindo para a melhoria do equilíbrio, da flexibilidade, da coordenação motora e do condicionamento físico. Além disso, as atividades também promove a socialização e a autoestima dos praticantes.
Logo após, o cantor Gerson Silva, animou os idosos com muito Forró, dança muito tradicional no Nordeste do Brasil, conhecido por ser uma atividade física bastante animada e divertida.
Em discurso, o prefeito de Vera Mendes falou da satisfação em promover o evento envolvendo os idosos e gestores de Vera Mendes e Itainópolis. “Quero expressar minha satisfação por participar deste evento tão importante para nossos idosos e gestores da Assistência Social. Foi uma grande oportunidade para fortalecermos os laços entre nossas comunidades, além de promovermos a convivência e o bem-estar dos nossos idosos. Tenho certeza de que esse encontro foi muito produtivo e que gerou muitas ideias para aprimorarmos nossas políticas públicas para essa classe tão importante. Agradeço a todos os envolvidos na organização desse evento e espero que possamos continuar trabalhando juntos em prol do desenvolvimento e do bem-estar de nossa população.” Relatou.
Domingas Edna, primeira-dama de Vera Mendes e secretária de Assistência Social, enalteceu sobre a ação para a promoção do envelhecimento ativo e saudável dos idosos, bem como para a valorização da convivência comunitária entre os municípios de Vera Mendes e Itainópolis. “Foi uma grande satisfação para mim estar presente neste evento tão importante que promoveu o intercâmbio entre idosos de Vera Mendes e Itainópolis. É gratificante constatar a alegria e a animação dos nossos idosos ao participarem de atividades que estimulam a convivência comunitária e a valorização da terceira idade. Essa iniciativa também reforça os laços entre nossos municípios, que têm muito a aprender e a trocar quando o assunto é o bem-estar da população idosa. Agradeço a todos os envolvidos na organização deste evento, que demonstra o compromisso da Secretaria de Assistência Social de Vera Mendes em promover ações que visam melhorar a qualidade de vida de nossos idosos. Seguiremos trabalhando juntos para fortalecermos ainda mais essa relação de colaboração entre nossas cidades.” Explanou.
A secretária de Assistência Social de Itainópolis, Marilene Rodrigues, expressou sua gratidão pela acolhida e destacou a importância do intercambio. “Muito obrigado pela acolhida, espero que outras oportunidades apareçam e já deixo aberto o convite para estarem visitando Itainópolis, que nós estaremos sempre de braços abertos para recebê-los.” Disse.
Mais fotos!