Em Vera Mendes — PI, campanha Maio Laranja é aberta com rodas de conversas em Escolas Municipais

No mês de maio, período em que é difundida a campanha nacional “Faça Bonito” de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Município de Vera Mendes, situado no estado do Piauí, realizou uma série de ações de enfrentamento à violência nas Escolas Municipais, marcando a abertura da campanha.

Em Vera Mendes, iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal em conjunto com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, além de contar com a parceria de entidades de proteção dos direitos das crianças e adolescentes, como o Conselho Tutelar, CMDCA e a Comissão Intersetorial do Selo Unicef.

A campanha Maio Laranja visa conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo principal é promover a proteção dos direitos infantojuvenis e mobilizar a população para se engajar na luta contra esse grave problema social.

Durante a abertura, realizada durante os dias 10 e 11, as Escolas Municipais desempenharam um papel fundamental ao sediarem diversas atividades voltadas à conscientização e enfrentamento da violência sexual. Foram realizadas palestras, rodas de conversas, workshops e outras iniciativas que visam informar, sensibilizar e engajar alunos, professores e comunidade escolar.

As palestras foram ministradas por profissionais especializados no tema, como psicólogos, assistentes sociais e membros de entidades de proteção dos direitos das crianças e adolescentes, incluindo o Conselho Tutelar e o CMDCA. Durante esses momentos, foram abordados assuntos relevantes relacionados à identificação dos sinais de abuso, às consequências para as vítimas e às formas de prevenção e denúncia.

As rodas de conversas permitiram um diálogo aberto e acolhedor entre os participantes, proporcionando um ambiente seguro para que alunos pudessem compartilhar suas experiências, tirar dúvidas e receber orientações. Essas atividades têm um papel crucial na desconstrução de tabus e estigmas, além de encorajar vítimas em potencial a denunciar casos de violência.

Segundo a psicóloga Ala Nani, a mobilização da Campanha é uma ferramenta crucial na luta contra a violação de direitos, por fortalecer o sistema de garantia desses direitos por meio do trabalho em rede. Além disso, ela ressalta a importância de conscientizar crianças e adolescentes sobre os perigos do abuso e exploração, fornecendo orientações sobre como se proteger e divulgando canais de denúncia.

A Orientadora Social Janaína Marques enfatiza a importância fundamental de combater o abuso sexual de crianças e adolescentes, especialmente atualmente. Ela destaca haver numerosos ataques aos direitos fundamentais desses indivíduos, como o direito à vida, à educação, à saúde e ao lazer. “É responsabilidade não somente das autoridades, mas da sociedade na totalidade proteger e zelar para que esses direitos sejam respeitados e cumpridos.” Relata.

Domingas Edna, primeira-dama e secretária de Assistência Social, disse que a gestão segue compromissada em garantir os direitos de crianças e adolescentes. “Nosso compromisso é garantir a saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes. Estamos engajados em prevenir o abuso e a exploração sexual, promovendo ações de conscientização e apoio psicológico para as vítimas.” Destaca.

Prefeitura de Vera Mendes — PI realiza audiência pública e presta contas do  segundo semestre de 2022 - Info Newss

A secretária de Educação, Elisângela Marques, ressaltou que a problemática é uma responsabilidade de todos. “Temos a obrigação como cidadão de proteger as nossas crianças e adolescentes, e fornecer um ambiente seguro e educativo é nossa prioridade. Estamos comprometidos em promover a conscientização sobre o abuso e a exploração sexual, capacitando alunos e professores para prevenir e combater essa violência, garantindo o direito de cada criança e adolescente a uma educação protegida.” Disse.

Além das palestras e rodas de conversas, outras ações foram desenvolvidas para ampliar o alcance da campanha. Foram distribuídos materiais educativos, como cartazes, panfletos e folders, contendo informações relevantes sobre a prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Esses materiais foram disseminados nas escolas, em órgãos públicos e em locais de grande circulação na cidade.

O encerramento da campanha acontecerá quinta-feira, 18, quando Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual, com a realização de um Culto na Igreja Assembleia de Deus, voltado para aulos e professores da rede municipal de ensino.

Mais fotos;

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support