Nesta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Vera Mendes, município localizado no estado do Piauí, realizou o I Seminário de Políticas Públicas de Cultura. O evento ocorreu no Plenário da Prefeitura Municipal e contou com a participação de autoridades locais, incluindo o prefeito Dr. Carlim, acompanhado da primeira-dama, Domingas Edna, secretários, vereadores e representantes da sociedade civil.
O objetivo central do seminário foi criar um ambiente propício para a discussão e reflexão acerca das políticas públicas de cultura, com o intuito de fortalecer o setor cultural local e implementar ações eficazes para promover seu reconhecimento e crescimento. A eventualidade reuniu profissionais e entusiastas da cultura com o propósito de construir uma visão coletiva voltada para o desenvolvimento cultural do município.
Dentre os temas abordados durante o seminário, destacaram-se: apresentação geral do setor cultura com a identificação de seus principais atores, desafios e potencialidades; nova estrutura do Ministério da Cultura sobre as mudanças recentes na estrutura do Ministério da Cultura; organização, funcionamento e estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, com análise detalhada da organização, funcionamento e estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, visando uma gestão eficiente e alinhada com as demandas da população; recursos para o setor local, com estratégias para a captação de recursos destinados ao desenvolvimento cultural do município, abordando o plano de ação, execução e prestação de contas dos recursos disponíveis; e Explicação sobre as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, ressaltando como essas legislações podem ser aplicadas e aproveitadas no contexto local, promovendo o acesso a recursos e incentivos para projetos culturais.

Além das discussões temáticas, o seminário também contou com uma palestra especial sobre a importância da participação do Agente Cultural junto à Secretaria Municipal de Cultura nas Políticas Públicas Culturais do município.

Durante a palestra, o conferencista, Francisco Leite, destacou a necessidade de envolvimento e engajamento dos agentes culturais para o desenvolvimento de projetos e ações que atendam às demandas da comunidade, promovendo uma cultura viva e participativa.

Conforme o prefeito Dr. Carlim, a realização do I Seminário de Políticas Públicas de Cultura em Vera Mendes representa um marco importante na valorização e no desenvolvimento do setor cultural local. “É com grande satisfação que participo do I Seminário de Políticas Públicas de Cultura de Vera Mendes. A cultura é uma força vital para nossa comunidade e temos o compromisso de fortalecer e valorizar esse setor tão importante. Trabalharemos em conjunto, ouvindo a sociedade civil e construindo políticas efetivas que promovam o acesso, a diversidade e o desenvolvimento cultural em nosso município. Juntos, construiremos uma Vera Mendes ainda mais rica culturalmente. Conto com a participação de todos nessa jornada!” Disse.

O secretário Municipal de Cultura de Vera Mendes, Edilson Vera, destacou que o evento proporcionou um espaço de troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, estimulando o diálogo e a construção de parcerias para o fortalecimento do setor cultural de Vera Mendes. “Hoje é um dia de extrema importância para o nosso município, pois estamos realizando o nosso primeiro seminário de políticas públicas de cultura. Este evento tem como objetivo principal debater planos e projetos voltados para o desenvolvimento cultural da nossa comunidade. É fundamental que todos participem ativamente, expressando suas ideias e sugerindo planos concretos. Fico um pouco entristecido ao constatar que há pessoas em nosso município que não atribuem a devida importância à cultura. No entanto, com a participação de cada um de vocês, estamos comprometidos em direcionar nossos esforços para resgatar e fortalecer cada vez mais a nossa rica cultura local. Por fim, gostaria de expressar meus agradecimentos ao prefeito Dr. Carlim, por reconhecer a relevância da cultura para o desenvolvimento do nosso município.” Relatou.

Também estiveram presentes, os secretários José Antônio (de Obras), Leomar Sampaio (de Finanças) e Geania Sousa (de Agricultura), o presidente da Câmara de Vereadores, Chiquinho de Adão, os parlamentares Hermógenes Oliveira e José Aires, profissionais da educação, membros do conselho tutelar e a sociedade civil.