Com o intuito de preparar os profissionais de educação para o retorno do 2º semestre do ano letivo, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes, localizada no estado do Piauí, promoveu uma semana de atividades pedagógicas, buscando aprimorar o ensino e garantir a inclusão de todos os estudantes.
Através da Secretaria de Educação, foram implementadas atividades que visam promover uma educação inclusiva e de alta qualidade para todos os alunos. Essas iniciativas capacitaram os educadores para lidar de forma eficiente com a diversidade de necessidades e perfis presentes nas salas de aula da rede municipal de ensino.
Na terça-feira, 01, foi realizada uma formação específica para as merendeiras que trabalham nas escolas municipais. A iniciativa visou aperfeiçoar o preparo das refeições escolares, com foco na qualidade nutricional e na importância da alimentação adequada para o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, foram abordadas práticas de higiene e segurança alimentar, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável e seguro.
Dando continuidade, na quarta-feira, 02 de agosto, aconteceu um encontro pedagógico, que reuniu diretores, gestores, professores, servidores e demais profissionais da área da Educação. O evento teve como tema central a adaptação curricular e o atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais, com enfoque na importância da inclusão no currículo.
Entre os assuntos abordados no encontro pedagógico, destacaram-se as práticas de ensino diferenciadas, o uso de recursos e tecnologias assistivas, além da importância da parceria entre escola, família e comunidade no processo de inclusão escolar. A troca de experiências entre os profissionais possibilitou uma reflexão sobre as práticas adotadas até então, buscando sempre aprimorar o acolhimento e a educação personalizada para cada aluno.
A palestrante, Iracema Machado, professora do Instituto Federal do Piauí — IFPI campus Picos, destacou a importância de promover uma educação inclusiva e acolhedora, que valorize a diversidade e as particularidades de cada estudante. “Estamos vivenciando uma nova era em relação à inclusão, onde exploraremos outras perspectivas, visões e abordagens no próprio currículo. Nesse contexto, este encontro deve ser considerado um marco na adaptação curricular, permitindo a incorporação de novas e eficientes abordagens para serem aplicadas em sala de aula.” Relatou.
Na quinta-feira, as atividades foram concluídas com o terceiro módulo de formação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), direcionado para a educação infantil e o ciclo de alfabetização. O programa tem sido uma importante iniciativa para fortalecer o processo de alfabetização no estado do Piauí, promovendo a capacitação de professores e a adoção de metodologias inovadoras para o ensino inicial.
A secretária de Educação de Vera Mendes, Elisângela Marques, ressaltou a importância das atividades pedagógicas como uma oportunidade de capacitação e troca de experiências. “Estamos empenhados em oferecer uma educação inclusiva e de excelência em nossa cidade. Para isso, é essencial que nossos educadores estejam preparados para acolher e atender todas as nossas crianças e jovens, promovendo uma educação que respeite a singularidade de cada um e os ajude a desenvolver todo o seu potencial”, afirmou a secretária.
Elisângela informou ainda, que o retorno das aulas no município está previsto para acontecer na próxima segunda-feira, dia 07 de agosto.
Mais fotos;