Vera Mendes — PI avança nos cuidados com o meio ambiente e Conquista Selo A do ICMS Ecológico pela Primeira Vez

Vera Mendes, município localizado no estado do Piauí, celebra uma conquista histórica para sua administração e sua comunidade. Através do empenho da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, a cidade alcançou o cobiçado Selo A do ICMS Ecológico pela primeira vez.

O anúncio que foi oficializado nesta sexta-feira, 11, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI), através do Diário Oficial do Estado, representa um avanço significativo na trajetória de Vera Mendes em relação à gestão ambiental e ao cuidado com seus recursos naturais.

A cidade havia obtido o Selo C no ano de 2021, demonstrando um comprometimento inicial com práticas sustentáveis. Já em 2022, o esforço continuado rendeu o Selo B, evidenciando um progresso notável. Agora, com a obtenção do Selo A em 2023, Vera Mendes não só se consolida como um exemplo de boas práticas ambientais, mas também reafirma o compromisso da administração municipal com a preservação e uso sustentável dos recursos naturais.

O ICMS Ecológico é um instrumento de reconhecimento e incentivo aos municípios que adotam medidas efetivas para a proteção do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável. A conquista dos selos A, B ou C é determinada pela avaliação de diversos critérios, incluindo ações de preservação de áreas verdes, gestão de resíduos sólidos, proteção dos recursos hídricos, entre outros indicadores ambientais. O Selo A, o mais alto nível de reconhecimento, reflete um comprometimento exemplar com a causa ambiental.

Em conversa com a redação, o prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, comemorou o feito e ressaltou o trabalho árduo realizado para alcançar esse patamar. “Essa conquista é resultado de um esforço conjunto de nossa administração, da secretaria de meio ambiente, funcionários públicos e toda a comunidade. Estamos honrados por receber o Selo A do ICMS Ecológico, e isso nos motiva a continuar implementando ações que protejam e valorizem nosso meio ambiente”, declarou o prefeito.

A secretária de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Geania Sousa, destacou a importância da certificação A do ICMS Ecológico. “A cidade de Vera Mendes tem se destacado ao adotar um compromisso firme com a implementação de políticas e práticas de gestão ambiental abrangentes em todos os setores da administração. Através deste comprometimento, aliado ao cumprimento rigoroso dos critérios ambientais estabelecidos por lei, conquistamos com sucesso a certificação de nível A. Essa conquista reflete nossa dedicação em alcançar metas e critérios ambientais essenciais, elevando nossa gestão ambiental a um patamar alinhado aos padrões de desenvolvimento sustentável e preservação da biodiversidade e dos recursos naturais. O resultado obtido nos aproxima consideravelmente de um ideal de gestão ambiental exemplar. O município tem concentrado grande esforço na adoção de medidas concretas para resolver os desafios ambientais que se apresentam em nossa localidade.” Relatou.

Prefeitura de Vera Mendes — PI realizará I Encontro de Agricultores;  confira a programação! - Info Newss

ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. Não é um novo imposto, mas sim a introdução de novos critérios de redistribuição de recursos do ICMS, que reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support