CMDCA de Vera Mendes realiza audiência pública para eleição do Conselho Tutelar

Na noite da última terça-feira, dia 26 de setembro, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Vera Mendes promoveu uma audiência pública de grande importância para a comunidade. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, teve como objetivo a apresentação dos candidatos ao cargo de conselheiro tutelar que concorrerão na eleição programada para o mês de outubro.

A audiência contou com a presença dos candidatos, membros da Comissão Especial, representantes do poder executivo e legislativo local, bem como a participação ativa da comunidade.

O intuito do encontro foi proporcionar aos cidadãos a oportunidade de conhecer melhor os candidatos que almejam zelar pelos direitos e proteção das crianças e adolescentes da cidade de Vera Mendes.

A audiência permitiu que os oito candidatos habilitados para o Conselho Tutelar no município, os quais são: Allef Costa, Genario Alberto dos Santos, Ismael Domingos Sousa, Ivirlange Silva Veloso, Jeferson Costa Silva, José Henrique Costa Sousa, Leyane Rodrigues Carvalho Sousa e Regiane Teresa Rodrigues pudessem discursar e apresentar suas propostas à comunidade.

Conforme destacou a presidente do CMDCA, Tamires, o Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “A atuação dos conselheiros envolve a fiscalização e acompanhamento de situações de risco, aconselhamento de famílias em dificuldades e ações preventivas para assegurar que os direitos básicos sejam respeitados,” afirmou.

A presidente da Comissão Eleitoral, Fernanda, também fez questão de ressaltar a importância do processo eleitoral para o Conselho Tutelar. “Estou imensamente feliz por vê-los aqui nesta noite. Desde o dia 28 de março, quando lançamos o edital, temos trabalhado incansavelmente para fazer desta eleição uma realidade. Compreendemos profundamente a importância de defender os direitos das crianças e adolescentes em nossa comunidade,” declarou.

Fernanda também agradeceu a colaboração dos gestores e do prefeito, destacando que a realização da eleição comunitária só foi possível graças a essa parceria. Ela enfatizou o apoio oferecido pelo prefeito, que disponibilizou ônibus para o transporte dos eleitores, facilitando a participação de todos no processo democrático.

“Hoje, estamos aqui para ouvir nossos candidatos, aos quais também quero agradecer pelo empenho e compromisso demonstrados ao longo desta jornada. O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Artigo 136, define as atribuições dos conselheiros tutelares, mas quero enfatizar a importância desta eleição, pois são eles que estarão na linha de frente na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em nosso município,” concluiu Fernanda.

O prefeito de Vera Mendes, em sua fala durante a audiência pública, expressou seu compromisso com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes no município. “É com grande satisfação que estou aqui nesta importante audiência pública para a eleição do Conselho Tutelar. Quero começar expressando minha gratidão à presidente do CMDCA, à Comissão Eleitoral e a todos os envolvidos nesse processo. Desde o início do meu mandato, enfatizo a importância de priorizar as políticas voltadas para a infância e juventude. As crianças e adolescentes são o nosso futuro, e proteger seus direitos é uma responsabilidade que todos nós compartilhamos. Nossa parceria com o CMDCA e a Comissão Eleitoral demonstra nosso compromisso em apoiar este processo democrático e garantir que ele ocorra de forma transparente e acessível a todos os cidadãos. A disponibilização de ônibus para o transporte dos eleitores é um pequeno gesto em comparação com a importância desse evento, mas espero que facilite a participação de todos. Quero parabenizar também os candidatos que se apresentaram aqui hoje. O papel do Conselho Tutelar é desafiador, mas fundamental. Sei que todos vocês têm um grande compromisso com a nossa comunidade e com o bem-estar de nossas crianças e adolescentes.” Relatou.

Também recorreram à palavra o presidente da Câmara Municipal de Vera Mendes, Francisco Rodrigues, o Chiquinho de Adão, e o vereador Luís Abreu, onde falaram sobre o processo de eleição do Conselho Tutelar, e desejaram boa sorte aos candidatos.