Durante os dias 3 e 4 de outubro, representantes do município de Vera Mendes, localizado no Piauí, participaram ativamente do “1º Seminário sobre Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS)”, realizado na capital do estado, Teresina.
O evento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), abordou temas cruciais relacionados à previdência social.
Com o intuito de fortalecer a gestão previdenciária e aprimorar o entendimento sobre os Regimes Próprios de Previdência Social, os representantes de Vera Mendes participaram ativamente das discussões que abordaram tópicos essenciais.
Na oportunidade, o município foi representado por uma equipe composta pelo prefeito, Carlos José da Silva, conhecido como Dr. Carlim, pelo gestor do Fundo de Previdência de Vera Mendes, Elton Egídio Nogueira, e pela assistente administrativa, Lucileide Vera de Carvalho Sousa.
Durante o evento, foram abordados temas como a “Governança e Gestão”, “Déficit Atuarial”, “Sustentabilidade Atuarial e Financeira”, “Lugar dos RPPS no contexto das políticas e leis brasileiras”, “Impacto da reforma da previdência no RPPS do Estado do Piauí”, “As razões históricas que justificam as reformas no regime próprio de previdência social”, “Tecnologias e inteligência artificial a serviço dos Regimes Próprios de Previdência Social”, “Avanços metodológicos nas avaliações atuariais e a gestão dos RPPS”, e “A transparência dos dados previdenciários para participação e controle social”.
Por telefone, o gestor do Fundo de Previdência de Vera Mendes, Elton Egídio Nogueira, fez uma avaliação do evento. “O seminário abrangeu dois dias de intensa participação, repletos de palestras informativas e enriquecedoras para todos os participantes e representantes dos Regimes Próprios de Previdência Social do estado do Piauí. Minha avaliação do evento é extremamente positiva, e tenho a convicção de que ele desempenhará um papel fundamental na capacitação dos representantes de cada regime próprio, contribuindo significativamente para a manutenção do equilíbrio e da organização.” Disse.
O seminário contou com a participação de diversas autoridades renomadas, incluindo o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), Ismar Viana dos Santos, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa, conhecido como Toninho.