Prefeitura de Vera Mendes realiza formatura do Curso Saúde com Agente

Na noite desta quarta-feira, dia 20 de dezembro, a Prefeitura de Vera Mendes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Vera Mendes — PI, celebrou com grande entusiasmo a solenidade de formatura do curso técnico do Programa Saúde com Agente, promovido pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa da promoção do curso no município, visa aprimorar os indicadores de saúde e a qualidade dos serviços na Atenção Primária, além de fortalecer a valorização dos Agentes e capacitá-los para desempenhar um papel fundamental nas comunidades.

Em Vera Mendes, seis pessoas se destacaram como formandos das turmas de Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias — Allan Lucas, Dayane Maria, Lindalva Elza, Maria Ercilene, Raylson Antônio e Sônia Fabrícia.

O evento foi bastante prestigiado, reunindo autoridades como o prefeito Dr. Carlim, da primeira-dama, Domingas Edna, do vice-prefeito, Valderito Martins, dos vereadores Francisco Rodrigues (presidente da Câmara), José Aires, Gean Sousa, e das secretárias Andréia Sampaio (de Saúde) e Elisângela (de Educação), além da tutora do curso, Ana Danúsia.

A solenidade iniciou-se com o prefeito Dr. Carlim realizando a instauração da Sessão Solene de Formatura. “Esta noite é especial para Vera Mendes, pois celebramos não apenas a conclusão de um curso, mas o fortalecimento de uma equipe comprometida com a saúde de nossa comunidade. Parabenizo cada formando pelo esforço e dedicação, lembrando que, agora, têm em mãos o conhecimento necessário para serem agentes de transformação em nossas casas e ruas. A saúde de Vera Mendes avança com profissionais tão dedicados. Parabéns a todos!” Destacou.

Em seguida, a formanda Sônia Fabrícia emocionou os presentes ao proferir um discurso representando toda a turma. “É com grande alegria e gratidão que nos reunimos aqui para celebrar a conclusão deste curso significativo destinado aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate às Endemias. Representar nossa turma nesta ocasião é uma verdadeira honra. Ao longo desse percurso, enfrentamos inúmeros desafios e adversidades, em alguns momentos chegamos a duvidar se alcançaríamos o fim dessa jornada. Conciliar trabalho, vida pessoal e estudos foi uma tarefa árdua para todos, e no meu caso, a chegada de uma gestação tornou essa caminhada ainda mais complexa. No entanto, hoje celebramos o sucesso, e isso se deve não apenas à nossa dedicação, mas também ao apoio incansável de nossa dedicada tutora e à solidariedade que uniu todos os colegas. Agradeço especialmente ao prefeito Dr. Carlim por todo o suporte oferecido, à secretária de saúde Andréia, e a toda a gestão que possibilitou a realização deste curso. Expresso minha gratidão aos convidados e aos familiares que compartilham conosco este momento de imensa felicidade, que é a festa de nossa formatura.” Disse.

A secretária Municipal de Saúde, Andreia Sampaio, ressaltou a importância do curso, parabenizando calorosamente todos os formandos por seu comprometimento e dedicação. “Em primeiro lugar, gostaria de expressar meu agradecimento a todos pela presença aqui e parabenizar calorosamente nossos formandos. A dedicação de cada um de vocês ao longo deste curso, que representa uma qualificação profissional significativa, é digna de reconhecimento. Minha sincera esperança é que todo o conhecimento adquirido durante esse período seja aplicado de maneira impactante em suas rotinas profissionais, e estou confiante de que cada um fará um excelente aproveitamento. Parabéns a todos por esta conquista extraordinária!” Proferiu.

Ana Danúsia, preceptora do curso, enfatizou a relevância dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias no contexto da saúde pública, destacando a formação como um elemento-chave para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população. “Este é um momento especial de confraternização, repleto de significado e importância, onde temos a oportunidade de celebrar o êxito de cada um de vocês, queridos formandos. Expresso meu profundo agradecimento à secretária de Saúde, Andreia, e a toda a dedicada equipe de saúde. Apesar de termos iniciado um pouco mais tarde, alcançamos o sucesso desejado. Quero parabenizar Vera Mendes por contar com profissionais tão capacitados, os quais, sem dúvida alguma, elevarão os padrões dos serviços de saúde em nosso município. Este é um testemunho do comprometimento e competência de todos os envolvidos. Que este seja apenas o início de uma trajetória repleta de realizações e contribuições positivas para a saúde da nossa comunidade.” Relatou.

Durante o evento foi realizada a certificação de conclusão do curso para os formandos, e cestas com brindes. Por fim, foi servido um jantar para os formados e convidados.