Prefeitura Municipal de Vera Mendes através do CMDCA realiza cerimônia de posse dos Conselheiros Tutelares

Na manhã desta sexta-feira, 5 de janeiro de 2024, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, promoveu uma solene Cerimônia de diplomação e posse dos novos conselheiros tutelares titulares e suplentes. Os conselheiros foram eleitos na última eleição realizada em 1 de outubro de 2023.

O evento de posse aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal e contou com a presença de autoridades importantes do município, reforçando a relevância do Conselho Tutelar como órgão público municipal responsável por representar a sociedade na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Dentre os presentes, destacara-se o prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlos José; o vice-prefeito, Valderito Daniel; a Presidente do CMDCA Tamires Sousa, Domingas Edna, Secretária de Assistência Social; Fernanda, Presidente da Comissão Eleitoral do processo de escolha; o Valentim Daniel, Secretário de Educação; Andréia Sampaio, Secretária de Saúde; Geania Sousa, Secretária de Agricultura; e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Chiquinho de Adão.

Os conselheiros que tomaram posse durante a cerimônia são:

1. Ismael Domingos Sousa
  2. Ivirlange Silva Veloso
  3. Genário Alberto dos Santos
  4. José Henrique Costa Sousa
  5. Jeferson Costa Silva

A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e representatividade, contando com a presença dos familiares, amigos e eleitores que participaram ativamente do processo democrático de escolha dos novos conselheiros tutelares.

A presidente do CMDCA, senhora Tamires Sousa, declarou oficialmente empossados os conselheiros eleitos para o quadriênio 2024–2028, ressaltando a importância do Conselho Tutelar para a comunidade.

Durante as manifestações, a Secretária de Assistência Social, Domingas Edna, expressou seu contentamento durante a cerimônia de posse, parabenizando calorosamente os novos Conselheiros Tutelares. Em sua fala, ressaltou a importância do trabalho conjunto para garantir o bem-estar das crianças e adolescentes de Vera Mendes, destacando o compromisso da Secretaria em apoiar as ações do Conselho Tutelar em prol da comunidade.

O prefeito Dr. Carlim, ao se dirigir aos presentes durante a cerimônia de posse, enfatizou a relevância do Conselho Tutelar como guardião dos direitos das crianças e adolescentes em Vera Mendes. Destacou a importância da formação contínua dos conselheiros, ressaltando que estão capacitados para enfrentar os desafios diários em prol do bem-estar da juventude. Expressou seu compromisso em colaborar estreitamente com o Conselho Tutelar, assegurando que a administração municipal continuará apoiando iniciativas que fortaleçam a proteção dos direitos das crianças e adolescentes no município.

A presidente do CMDCA, Tamires Sousa, compartilhou breves palavras durante a cerimônia de posse, expressando sua satisfação pela significativa participação popular nas eleições do Conselho Tutelar. Destacou a importância do novo ciclo que se inicia para o órgão e agradeceu o empenho dos eleitores, ressaltando que o compromisso é trabalhar incansavelmente para garantir os direitos das crianças e adolescentes de Vera Mendes nos próximos quatro anos. Tamires Sousa reforçou a relevância do CMDCA na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para as futuras gerações.

A palavra também foi concedida aos conselheiros, com destaque para Ismael, que falou em nome dos demais membros, e a conselheira tutelar Evirlandy, responsável por apresentar o relatório das ações executadas nos últimos quatro anos.

A cerimônia reforçou o comprometimento do município com a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, consolidando o papel essencial do Conselho Tutelar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.